sábado, 8 de janeiro de 2011

Vai Viajar para interior paulista ? vacine-se contra a Febre amarela


  

Se você vai viajar para o interior paulista , vale lembrar que algumas areas são consideradas areas de risco para FEBRE AMARELA. São elas as regiões de Presidente Prudente, Araçatuva, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru , Marilia , Assis , Botucatu e Sorocaba .

 

O que é a febre amarela :

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivirus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África

 

Sintomas:

Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta, mal estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia aparecem, em geral, de três a seis dias depois de a pessoa ser picada. Aproximadamente metades dos casos da doença evoluem bem. Os outros 15% podem apresentar, além dos sintomas citados, sintomas graves como icterícia, hemorragia, comprometimento dos rins, fígado, pulmão e problemas cardíacos que podem levar a morte. Uma vez, o paciente recuperado não apresenta seqüelas.

 

Tratamento:

Não há tratamento específico para a febre amarela. O paciente deve ficar isolado em hospital, de maneira que nenhum mosquito possa picá-lo e transmitir a doença a outras pessoas, recebendo cuidados de acordo com a gravidade do caso.

Os casos graves necessitam de terapia intensiva. Não há terapia antiviral disponível para tratamento. O paciente deve receber suporte de acordo com os sintomas, recebendo oxigênio, hidratação e tratamento dos sangramentos com plasma fresco congelado e vitamina K. Não se deve medicar esses pacientes com remédios que sejam metabolizados pelo fígado cuja função está muito alterada pela doença.

 

Onde tomar a Vacina :

Nos postos de saúde do bairro onde você reside.

Quando:

Tome a vacina 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença

 

Quem deve tomar :

Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Bebês com menos de 9 meses não devem ser vacinados, além de portadores do HIV/Aids, pessoas com infecção e em tratamento de câncer, pois estão com baixa imunidade.

 

Validade :

10 Anos

 

Efeitos Colaterais :

 A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais. É utilizada há mais de sessenta anos e efeitos colaterais graves (incluindo óbitos) são raros. Cerca de de 5% das pessoas pode desenvolver, 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo infrequente a ocorrência de reações no local de aplicação. Reações de hipersensibilidade são muito raras e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na  vacina. A ocorrência de encefalite é raríssima, tendo a maioria dos casos ocorrido em crianças vacinadas com menos de seis meses de idade

 


 


Nenhum comentário:

Ultimas Notícias