quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Estação Cultura no museu Guaçuano recebe Mostras Jeito de Ver e Caricaturas



 

As mostras "Jeito de Ver" e "Caricaturas" abrem o calendário de exposições 2011 da Estação Cultura, prédio que abriga o Museu. As novas exposições podem ser visitadas até o dia 11 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

A mostra "Jeito de Ver" das artistas plásticas Eli Cristina Covulo Franco de Paula, Nilse Santamarina Peres e Valéria Trentin Silveira Darcadia é composta por 24 telas que retratam diversos olhares de animais.

O caricaturista Rômulo Coutinho também apresenta na Estação Cultura a exposição "Caricaturas de Professores de Mogi Guaçu". A mostra é composta por 20 caricaturas de professores que trabalham no Cegep (Centro de Educação Profissional).

As caricaturas fazem parte de um trabalho desenvolvido pela direção do Centro de Educação no final de 2010. Ao todo, foram produzidos 55 trabalhos.

Vale lembrar que a mostra "40 anos do Museu Municipal Hermínio Bueno" continua exposta na sala 01 da Estação Cultura.

O coordenador do museu, Diego Kuhen lembrou que os alunos das escolas municipais estão convidados para conferir as novas exposições na Estação Cultura. "É importante que os pais incentivem seus filhos a conhecer os equipamentos culturais de nossa cidade", comentou.

 

 

Síntese da exposição Jeito de Viver. (escrita pelas artistas plásticas)

 

É um tanto complicado conhecer uma imagem por si só. O tempo e o contexto são influências importantes na obra. A imagem pode ser relacionada ao autor, a sua época ou até mesmo ao seu estado emocional. O fato é que quanto mais informações tiverem sobre uma imagem, mais subsídio terá para analisá-la.

Assim com um conhecimento prévio, tomamos posições perante uma obra, conforme conceitos visuais arraigados que trazemos ao longo de nossa vida. Somos aquilo que vivemos. Um olhar sem um exercício não pode perceber o interior de uma imagem. Embora possamos gozar de uma visão perfeita, muitas vezes parecemos vendados. Não basta abrir os olhos, precisamos exercitar o nosso olhar.

A exposição "Jeito de Viver'" é baseada nesta linha de pensamento, ou seja, de enxergarmos as pequenas coisas de forma única, através da percepção, seja ela qual for, provocando no observador uma mudança no olhar e no sentir, valorizando as coisas ao seu redor e aprendendo a ver o mundo com criatividade e simplicidade no olhar.

 

 



Nenhum comentário:

Ultimas Notícias