quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mogi Mirim poderá ter verbas do PAC para dois projetos de saneamento



  Nos próximos 15 dias, Mogi Mirim deverá ter a garantia da liberação de R$ 6,5 milhões de reais para obras na área de saneamento.
Na tarde desta terça-feira, 16, o prefeito Carlos Nelson Bueno participou de uma reunião em Brasília, buscando a viabilização do repasse de recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
Dois projetos de Mogi Mirim foram pré-selecionados pelo Ministério das Cidades. O primeiro, modalidade de esgotamento sanitário, tem o objetivo de executar a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário e implantação de coletores troncos da Zona Norte. O valor é de R$ 1.844.144,49.
O segundo projeto, modalidade de manejos de águas pluviais, visa a drenagem do Córrego do Toledo cuja execução está orçada em R4 4.747.000,00.
A reunião em Brasília tem o objetivo de averiguar o estágio da preparação das propostas técnicas de engenharia, identificar as principais dificuldades, de ordem técnica, jurídica e político-institucional para a implantação das propostas, esclarecer dúvidas, enfim, obter subsídios que serão utilizados no processo decisório de seleção de empreendimentos do PAC 2.
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, Gerson Luiz Rossi Junior, Mogi Mirim avançou mais e foi aprovada na pré-seleção. "Agora, os projetos vão para análise da Casa Civil que informará quais os municípios beneficiados com as verbas do PAC 2", disse ele.
O prazo estipulado é de 15 dias para a divulgação dos selecionados. "Acreditamos que este ano garantimos as verbas para o início das obras em 2011", completou o chefe de gabinete.
No caso do projeto de esgotamento sanitário, Mogi Mirim terá que conceder uma contrapartida de 20%. No projeto de drenagem não haverá participação da Prefeitura, ou seja, o custo total fica por conta do Governo Federal.
Com o prefeito viajaram o chefe de gabinete da Prefeitura, Gerson Luiz Rossi Junior, o diretor de planejamento, Sidney Hugo de Carvalho, o presidente do SAAE, Luiz Rodrigo Sernaglia e o diretor de esgotos do SAAE, Luiz Manoel Furigo.
Vale lembrar que Mogi Mirim apresentou o total de cinco projetos na área de saneamento para receber verbas do PAC 2. Além dos dois pré-selecionados, foram pedidos recursos para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais no Córrego Santo Antônio, para construção de reservatório de água no Linda Chaib e estudos e projetos dos coletores troncos de esgotos do Distrito Industrial II.
Rossi Junior disse que em 2011 quando for aberta nova carta consulta Mogi Mirim poderá incluir os projetos não selecionados ou outros novos.

Texto: Vivian Cardoso



Nenhum comentário:

Ultimas Notícias