sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Itapira- Alunos da EJA participam de oficinas do Programa Meio Ambiente na Escola



 

Nas últimas semanas, os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) participaram de duas oficinas promovidas pelo Programa Meio Ambiente na Escola. Entre os dias 8 e 11, o curso foi de Aproveitamento Integral dos Alimentos, com orientação das nutricionistas da empresa Coan, Maria Isabel Barbosa e Terezinha Milhomem, além da presença da coordenadora da EJA, Cilmara da Mota Maniezo. As aulas foram ministradas nos núcleos das Emefs Izaura da Silva Vieira, João Simões e Marco Antonio Libânio dos Santos, bem como na Escola Estadual Fenizio Marchini, em Barão Ataliba Nogueira.

Demonstrando na prática os tópicos enfocados, os alunos prepararam uma receita enquanto a nutricionista explicava quais são os destinos possíveis para cada parte do alimento que normalmente as pessoas jogam fora. A iniciativa foi a mais recente do Projeto SEJA Sustentável, que conta com as parcerias da Secretaria de Esportes e Lazer, Saae, Coan e Rede Social de Itapira. 

A outra oficina abordou a reciclagem e foi realizada pela Rede Social de Itapira –

através das representantes Maria Cêmia e Danusa Ferraz –, entre os dias 18 e 20 de outubro, nos núcleos das Emefs Izaura da Silva Vieira, João Simões e Wilma de Toledo Barros Munhoz. Durante o treinamento, os alunos aprenderam como reaproveitar o coador de papel usado como revestimento de materiais como papelão, caixinha de leite, móveis velhos e outros materiais. Eles tiveram ainda a oportunidade de produzir novas embalagens de presente, reaproveitando caixinhas de leite e papel de presente usado.

O Projeto SEJA Sustentável, que tem como supervisora a bióloga Wanella Bitencourt, da Secretaria Municipal de Educação, foi iniciado no último dia 13 de setembro. "A proposta tem como objetivo trabalhar diversos conceitos relacionados à questão da sustentabilidade com base em dois temas importantes: a reciclagem e o consumo consciente. A estratégia de abordagem se traduz em uma linguagem simples e dentro da realidade vivida pelos alunos", explica a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi.

Wanella lembra que para trabalhar esses dois tópicos os alunos foram divididos em dois grupos, que estão recebendo orientações especificas com palestras, sessões de vídeo e as oficinas. "A oficina foi colocada dentro do planejamento com a finalidade de propiciar maior participação e interação dos alunos, além de demonstrar na prática que é possível levar os ensinamentos obtidos durante o projeto para o cotidiano da vida de cada indivíduo", acrescenta.



Nenhum comentário:

Ultimas Notícias