terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dança e Cidadania em Mogi Guaçu

Teve início em 2001 com a denominação Educação com Dança envolvendo 50 crianças oriundas de famílias de baixa renda. As aulas de ballet eram dadas em locais próximos as moradias das crianças e, no início, em condições muito precárias. O projeto aprovado pelo Ministério da Cultura para apoio por meio da Lei Rouanet conquistou o Grupo Mahle como seu primeiro patrocinador. Aos poucos o projeto foi crescendo e hoje atende 500 crianças e jovens de cerca de 40 bairros periféricos das cidades de Campinas ,Mogi Guaçu e Sumaré.

 

O espírito do projeto continua o mesmo desde o seu nascedouro, ou seja, as aulas são dadas nas localidades onde moram as crianças e jovens, em salas adaptadas de escolas públicas municipais ou estaduais, ou de ONGs. Os participantes recebem gratuitamente todo o material necessário para as aulas, ensaios e apresentações. São duas aulas de uma hora cada por semana. Os alunos que se destacam pela dedicação, aplicação e talento são convidados a participar das aulas na academia do Ballet Harmonia, onde as condições de infra-estrutura são mais adequadas para um desenvolvimento pleno. Na academia, dependendo do grau de adiantamento, os alunos têm um número maior de aulas na semana. Atualmente cerca de 100 crianças e jovens, dentre os 500, fazem as suas aulas nessas condições. Elas se deslocam dos bairros para a academia em ônibus ou van fretados, nos quais tem sempre uma mãe voluntária que os acompanha durante a viagem.

 

Além das aulas de ballet, todos recebem noções de higiene pessoal, boas maneiras, organização, disciplina, comportamento em grupo e responsabilidade. Também é desenvolvido o gosto e amor pela arte, a musicalidade, o ritmo, a coordenação motora, a criatividade, sempre procurando elevar a auto-estima de todos. Outro objetivo importante do projeto é o incentivo à participação masculina, que ainda sofre certo preconceito em nosso país.

 

Desde seu início muitos espetáculos já foram montados, a saber: O Pica-Pau Amarelo, A Fantástica Fábrica de Chocolate, O Quebra Nozes, Pedro e o Lobo, Carnaval dos Animais, La Fille Mal Gardée, A Flauta Mágica, Giselle e A Fantástica Fábrica de Natal. Muitos desses espetáculos foram apresentados conjuntamente com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, abrindo uma oportunidade ímpar para as crianças e jovens, bem como para seus familiares e amigos apreciarem espetáculos de alto nível técnico e beleza.

 

Hoje o Projeto também está aprovado no PAC ( Lei de Incentivo do Governo do Estado de São Paulo).

 

As empresas que têm patrocinado o projeto durante sua trajetória são relacionadas a seguir: Grupo Mahle, Brasmetal Waelzholz, União Brasileira de Vidros, Cleanic, CPFL Energia, Bosch, Instituto Robert Bosch, Petrobras, Sanasa e Villares Metals.

 



 


Nenhum comentário:

Ultimas Notícias