sábado, 28 de março de 2009

Desgaste excessivo dos pneus de chuva preocupa pilotos da Stock Car

Stock Car fez primeiro treino na chuva hoje em Interlagos; para Popó Bueno, da equipe São Luiz-Hot Car, novo modelo teve bom desempenho na pista molhada


O novo carro da Stock Car teve mais um batismo hoje, em Interlagos: o treino classificatório foi disputado sob chuva, conforme indicava a previsão do tempo de ontem. O desempenho do modelo foi aprovado em pista molhada, como atestou o piloto Popó Bueno (Hospital São Luiz).

"A visibilidade do carro não apresenta problemas e ele é melhor de guiar do que o modelo anterior. Para um primeiro contato, a impressão geral foi boa”, afirmou Popó Bueno.

O piloto da equipe São Luiz-Hot Car estava entre os cinco primeiros no início da sessão, quando a chuva era mais forte. No final do treino, a pista foi secando e o excessivo desgaste dos pneus de chuva prejudicou a performance do piloto carioca.

"Com a pista bem molhada, o carro estava com ótimo desempenho. Com certeza a gente estaria entre os dez primeiros, mas conforme a pista foi secando, a temperatura dos pneus subiu muito e ficou quase impossível melhorar o tempo”, afirma Popó Bueno, que larga na 20ª colocação na corrida de amanhã.

Segundo o piloto da equipe São Luiz-Hot Car, a primeira etapa do campeonato deve proporcionar grande espetáculo para os torcedores, já que muitos pilotos rápidos estão largando no pelotão intermediário.

"Vai ser uma corrida imprevisível, com possibilidade de quebras, com paradas nos boxes e até entrada do safety car. Por isso, acredito que temos plenas condições de terminar a corrida dentro da zona de pontuação, começando o ano marcando vários pontos”, explica Popó Bueno.

A opinião do piloto carioca é compartilhada pelo chefe de equipe da São Luiz-Hot Car, Amadeu Rodrigues. "A confiabilidade do carro será o item fundamental para amanhã e até agora em todos os treinos estivemos sempre bem neste aspecto”, explica Rodrigues.

A primeira etapa da Stock Car será neste domingo, às 11h, com transmissão ao vivo pelo Globoesporte.com e pela TV Globo nos 20 minutos finais, dentro do Esporte Espetacular.

Grid da Stock Car:
1º) 55 - Paulo Salustiano (CA, SP), 1:48.421
2º) 21 - Thiago Camilo (CA, SP), 1:48.552
3º) 29 - Daniel Serra (P3, SP), 1:48.674
4º) 90 - Ricardo Mauricio (CA, SP), 1:48.915
5º) 14 - Luciano Burti (CA, SP), 1:49.035
6º) 37 - Claudio Capparelli (P3, RJ), 1:49.228
7º) 1 - Antonio Pizzonia (P3, AM), 1:48.601
8º) 80 - Marcos Gomes (CA, SP), 1:48.762
9º) 10 - Ricardo Zonta (P3, PR), 1:48.828
10º) 77 - Valdeno Brito (P3, PB), 1:48.832
11º) 5 - Enrique Bernoldi (P3, PR), 1:48.851
12º) 20 - Ricardo Sperafico (P3, PR), 1:48.891
13º) 6 - Alceu Feldmann (CA, PR), 1:49.077
14º) 63 - Lico Kaesemodel (CA, PR), 1:49.293
15º) 0 - Cacá Bueno (P3, RJ), 1:49.324
16º) 51 - Atila Abreu (CA, SP), 1:49.521
17º) 11 - Nonô Figueiredo (CA, SP), 1:48.995
18º) 15 - Antonio Jorge Neto (P3, SP), 1:49.012
19º) 18 - Allam Khodair (P3, SP), 1:49.077
20º) 31 - William Starostik (CA, PR), 1:49.097
21º) 74 - Popó Bueno (CA, RJ), 1:49.177
22º) 23 - Duda Pamplona (CA, RJ), 1:49.208
23º) 3 - Chico Serra (P3, SP), 1:49.409
24º) 7 - Thiago Marques (P3, PR), 1:49.467
25º) 8 - Pedro Gomes (CA, SP), 1:49.473
26º) 33 - Felipe Maluhy (P3, SP), 1:49.495
27º) 16 - Daniel Landi (P3, SP), 1:49.560
28º) 9 - Giuliano Losacco (P3, SP), 1:49.568
29º) 35 - David Muffato (P3, PR), 1:49.625
30º) 44 - Norberto Gresse (CA, SP), 1:49.813
31º) 99 - Xandinho Negrão (CA, SP), 1:49.932

Stock Jr: João Marcelo larga na pole na Master

Piloto de Piracicaba espera nova vitória em Interlagos neste domingo


O piloto João Marcelo (West Coast) deu um importante passo rumo à conquista de mais uma vitória na categoria Master da Stock Junior ao conquistar a pole position no treino classificatório disputado hoje, em Interlagos.

O piracicabano marcou o tempo de 2m02s527, que lhe valeu também a quarta colocação na classificação geral. Segundo João Marcelo, a briga pela vitória será intensa na corrida de amanhã.

"Seja largando em quarto ou em primeiro, todos têm boas chances de vitória na categoria geral, porque o carro da Stock Junior dá muito vácuo. Com isso, o segredo é você conseguir poupar o equipamento no começo e andar muito forte nas voltas finais”, diz João Marcelo.

O piloto patrocinado pela West Coast acredita que o domingo pode reservar outra agradável memória em Interlagos: no ano passado, no encerramento da temporada, em dezembro, ele conquistou a vitória na categoria Máster.

"Estou muito confiante em conquistar outro bom resultado. O carro esteve rápido em todos os treinos e este é um dos melhores finais de semana que tive na Stock Car, sem nenhum tipo de problemas”, afirmou João Marcelo.

Com o tempo instável neste final de semana em São Paulo, existe possibilidade de chuva para a corrida de amanhã. "Para mim, tanto faz a corrida no seco ou no molhado. Gosto de correr na chuva e o acerto do carro está muito bom no seco”, diz João Marcelo.

A largada da primeira etapa da Stock Junior será amanhã, às 8h.

Confira os dez primeiros do grid:
1º) 72 - Fabio Fogaça (SP), 2:01.444
2º) 11 - Pedro Boesel ( , PR), 2:01.759
3º) 28 - Rafael Negrão ( , SP), 2:01.926
4º) 21 - João Marcelo (*, SP), 2:02.527
5º) 77 - Beto Cavaleiro (*, SP), 2:03.434
6º) 51 - Franklin Trupel ( , SC), 2:03.559
7º) 7 - Rodrigo Barone (*, SP), 2:04.080
8º) 14 - Adriano Amaral (*, SP), 2:04.795
9º) 71 - Marcelo Munhoz (*, SP), 2:05.429
10º) 1 - Wagner Paghotto ( , SP), 2:06.707

Brawn GP larga na primeira fila com Button e Barrichello na Austrália

Equipe de Rubens Barrichello liderou as três sessões de classificação

A Brawn GP confirmou a sua força ao conquistar a dobradinha no treino oficial que definiu o grid de largada do GP da Austrália, corrida que marca a estreia da equipe na Fórmula 1. Jenson Button larga na pole-position e terá o brasileiro Rubens Barrichello ao seu lado na primeira fila. Durante as três sessões de classificação, a Brawn GP liderou todas e ratificou o forte desempenho apresentado desde os primeiros treinos coletivos na Espanha. Barrichello comemorou com o companheiro o início promissor da nova equipe, que anunciou neste sábado o patrocínio da Virgin Group, marca que já estampa o BGP 001.

"A primeira fila é fantástica, nós estamos muito contentes”, comentou Barrichello. "Os últimos três ou quatro meses foram críticos para mim, principalmente por causa da espera por noticias, então estou realmente muito feliz de estar nesse lugar hoje. Preciso, antes de tudo, agradecer ao Ross (Brawn) e ao Nick (Fry) e a todos que colocaram as mãos nesse carro, pois é de fato muito, muito bom”, destacou o piloto que inicia a sua 17a temporada consecutiva na F1.

Sobre o treino classificatório, Barrichello disse que "estava confiante na pole, especialmente porque fomos muito bem no Q1 e no Q2. Estava fantástico com pouco combustível, mas, no Q3, enfrentei saídas de frente. Tentei adicionar mais asa, mas o carro ainda saía de frente, então foi difícil”. O brasileiro definiu assim o seu primeiro treino oficial com a Brawn GP "Hoje, me sinto tão jovem quanto eles (pilotos), e eu mostrei que não há nada de veterano em mim”.

O GP da Austrália de Fórmula 1 acontece na madrugada deste sábado (28) para domingo (29), às 3h (horário de Brasília).

Confira o grid de largada:

1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min26s202
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min26s505
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min26s830
4°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min26s914
5°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min26s973
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min27s033
7°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min27s163
8°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min27s246

10°. Nick Heidfeld (ALE/BMW) 1min25s504
11°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min25s605
12°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min25s607
13°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min25s726
14°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min26s503
15°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min26s598

16°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min26s677
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min26s742
18°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min26s964
19°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), sem tempo
20°. Timo Glock (ALE/Toyota), punido
21°.Jarno Trulli (ITA/Toyota), punido

Diogo Pachenki garante a pole na copa vicar

O paranaense Diogo Pachenki largará na frente na etapa de abertura da Copa Vicar 2009, divisão de acesso da Copa Nextel Stock Car. O piloto da ALM Pachenki Motorsport (Chevrolet) garantiu a primeira posição no grid ao marcar o melhor tempo do treino classificatório deste sábado, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Pachenki rodou em 1min44seg270, com média horária de 148,77 km/h. Ao seu lado na primeira fila estará o paulista Rafael Daniel, da FTS Competições (Peugeot), com o tempo de 1min44seg427, enquanto no terceiro posto estará Cássio Homem de Mello, da Scuderia 111 (Chevrolet), 1min44seg439.

A primeira etapa da Copa Vicar será neste domingo, a partir das 12h43, para um total de 40 minutos de prova, fechando a programação da Stock Car em Interlagos. O dia começará com a Stock Jr, a partir das 8 horas, com duração de 30minutos, enquanto a Copa Nextel Stock Car largará às 11h30, para um total de 25 voltas ou 50 minutos, com transmissão da Rede Globo de Televisão.

Terceiro piloto mais rápido dos treinos livres de sexta-feira, Pachenki foi o destaque no treino classificatório da primeira etapa. Neste sábado, ele garantiu a pole na 12ª das 14 voltas completadas na sessão. O piloto, como não poderia deixar de ser, estava feliz com o resultado.

"Tudo deu certo e eu já vinha andando bem desde os treinos coletivos no meio da semana. O carro está muito bom e isso deixa a gente mais tranqüilo. Não posso negar que estava ansioso para o classificatório, mas as coisas foram perfeitas”, afirmou. "Trocamos os pneus para a sessão e o ajuste melhorou, conseguindo o primeiro tempo”, declarou o campeão de 2004 e que tem o recorde de vitória da divisão, com 12 conquistas (duas em 2003, oito em 2004, uma em 2007 e uma em 2008).

Rafael Daniel, segundo no grid, também gostou. "Foi bom, melhor do que esperávamos. O carro apresentou problemas nos treinos anteriores e resolvemos arriscar na classificação. Tive sorte em conseguir o segundo lugar, mas não estou satisfeito com o tempo”, declarou

Classificatório para primeira etapa da Copa Vicar:

1º) 8 - Diogo Pachenki (Chevrolet, PR), 1:44.270, média de 148,77 Km/h
2º) 22 - Rafael Daniel (Peugeot, SP), 1:44.427
3º) 43 - Cássio H de Melo (Chevrolet, SP), 1:44.439
4º) 13 - André Bragantini (Peugeot, PR), 1:44.445
5º) 6 - Juliano Moro (Chevrolet, SP), 1:44.599
6º) 28 - Galid Osman (Peugeot, SP), 1:44.608
7º) 10 - Felipe Lapenna (Peugeot, SP), 1:44.637
8º) 26 - Wellington Justino (Chevrolet, GO), 1:44.655
9º) 75 - Serafim Junior (Peugeot, SP), 1:44.729
10º) 99 - Julio Campos (Peugeot, PR), 1:44.732
11º) 90 - Eduardo Leite (Peugeot, SP), 1:44.767
12º) 12 - Leonardo Vital (Peugeot, SP), 1:44.908
13º) 69 - Thiago Gonçalves (Peugeot, SP), 1:45.071
14º) 4 - Gustavo Sondermann (Peugeot, SP), 1:45.149
15º) 54 - Murillo Macedo (Peugeot, SP), 1:45.220
16º) 16 - Afonso Bastos (Peugeot, SP), 1:45.237
17º) 11 - Pedro Boesel (Chevrolet, PR), 1:45.246
18º) 7 - Alexandre Cunha (Peugeot, RJ), 1:45.386
19º) 19 - Marcel Wolfart (Peugeot, SC), 1:45.394
20º) 44 - Daniel Pflaumer (Chevrolet, SP), 1:45.495
21º) 5 - Leonardo Burti (Chevrolet, SP), 1:45.526
22º) 18 - Rodrigo Navarro (Peugeot, SP), 1:45.597
23º) 21 - Lucas Finger (Chevrolet, SP), 1:45.611
24º) 98 - Marcelo Tomasoni (Peugeot, SP), 1:45.746
25º) 14 - Diego Freitas (Peugeot, BA), 1:45.770
26º) 17 - Eduardo Berlanda (Peugeot, SP), 1:45.772
27º) 92 - Renato Rattes (Peugeot, SP), 1:45.821
28º) 23 - Marco Cozzi (Chevrolet, SP), 1:45.871
29º) 31 - Italo Silveira (Chevrolet, SP), 1:45.907
30º) 27 - Guilherme Figueiroa (Chevrolet, SP), 1:46.232
31º) 80 - Patrick Gonçalves (Peugeot, BA), 1:46.271
32º) 62 - Renato Russo (Peugeot, SP), 1:46.722
33º) 77 - Beto Cavaleiro (Peugeot, SP), 1:49.464

Melhor Volta: Diogo Pachenki, 1:44.270 (148,77 km/h)

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

Stock já estuda pacote de mudanças no carro novo

Alterações visam aumentar a segurança, mas só a mudança no escapamento deve gerar mais 20 cv de potência. Veja a opinião dos pilotos

Existe um ditado no mundo do automobilismo: "carro de corrida nunca está pronto”. E isso dá bem a medida do trabalho de atualização das mais variadas ordens e objetivos que é realizado constantemente pelas equipes de categorias profissionais como a Copa Nextel Stock Car, categoria que abre a temporada 2009 neste domingo em Interlagos, a partir das 11h. O novíssimo modelo JL-G09, que faz sua estréia no traçado paulistano, passou por uma avaliação coletiva nesta semana. Desde segunda-feira passada, 32 pilotos passaram a testar o projeto diretamente na pista. Ao longo deste trabalho, a organização da categoria identificou itens do projeto que deverão ser modificados assim que a categoria deixar Interlagos. Alguns estarão prontos já para a próxima etapa, no dia 12 de abril, em Curitiba. A princípio, o pacote de mudanças inclui três elementos do carro: o reposicionamento das saídas do escapamento, o aumento da porca que prende as rodas e, por último, o bocal do pequeno tanque usado pelas equipes para despejar combustível no carro durante os pit stops.

Escapamentos - De acordo com Gustavo Lehto, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto ao lado do italiano Nicola Scimeca, a principal modificação diz respeito ao conjunto de escapamentos do carro, que tem despertado preocupação por gerar calor excessivo dentro do cockpit. "Vamos mudar o posicionamento dos canos de descarga, que passarão a sair pelos dois lados da carenagem”, conta. No projeto original, usado neste fim de semana em Interlagos, os canos saíam do motor e cruzavam a frente do carro, horizontalmente, bem próximos ao painel do veículo, unindo-se em uma única saída no lado direito da carenagem, no final do circuito. Nesta configuração, os canos que saem dos coletores da esquerda do motor percorrem um caminho maior – e próximo da barreira que separa o habitáculo do cofre do motor. Isto ocasiona o calor no interior do habitáculo – que em algumas ocasiões chegou a passar dos 60 graus; além dos pedais, que chegaram quase 90, obrigando o piloto Felipe Maluhy, da Tracker Racing, a usar palmilhas de amianto (material que isola o calor) dentro de suas sapatilhas.

"Vamos voltar à configuração do ano passado, com os canos saindo pelos dois lados da carenagem. Esta alteração já será posta em prática na próxima etapa, em Curitiba”, afirmou Zequinha Giaffone, diretor da JL, empresa responsável pelo projeto e construção do novo Stock Car. "Além disso, o carro deverá ganhar cerca de 20 cavalos a mais de potência no motor só por causa da alteração”, reforçou Gustavo Lehto. Em Curitiba o motor V8 dos Stock saltará de 450 cv para 470 cv.

Bocal de combustível – A peça usada para o reabastecimento dos carros da Stock Car é a mesma utilizada no ano passado. O tanque do carro, porém, mudou: teve sua capacidade diminuída em 20 litros (de 80 para 60) justamente para que ocorram os reabastecimentos durante as corridas. O recipiente também foi deslocado para dentro do bólido, e não está mais na parte traseira.

O ângulo de entrada do bocal no carro, no entanto, mudou. Até o ano passado, a entrada ficava na horizontal, na posição exata de 180 graus, o que não ocorre no JL-G09. Na sexta-feira, ocorreu um incêndio no reabastecimento do carro do paulista Allam Khodair. Não houve feridos, mas o fato gerou preocupação. Por isso, a empresa fabricante, junto com o fornecedor dos tanques de reabastecimento, está estudando medidas para melhorar o encaixe da peça no momento das paradas de box.

"Deveremos adotar a mesma solução que é usada no DTM (campeonato alemão de Stock Car), onde este pequeno tanque tem uma curvatura no bocal, justamente para facilitar o encaixe e aumentar a segurança, já que, com esta inclinação, o mecânico que faz o abastecimento fica com o seu tanque quase na vertical, facilitando o escoamento da gasolina para dentro do carro e evitando que, ao retirar a peça, a válvula trave e continue vazando combustível”, explica o projetista.

Rodas – Uma das grandes mudanças para este ano foi a adoção das rodas OZ de cubo rápido (presas por porca única), substituindo as antigas, que levavam cinco parafusos. A medida visa dar maior agilidade e rapidez nas trocas de pneus – que serão obrigatórias em um dos pitstops a partir da próxima etapa, em Curitiba. Contudo, a JL estuda o aumento do diâmetro das porcas das rodas em meio milímetro.

"Fabricamos as porcas nos ângulos e tamanhos que a OZ, fornecedora das rodas, nos pediu. O sistema que adotamos no encaixe da peça com a ponta do eixo já funciona com sucesso em outras categorias internacionais”, explica Gustavo Lehto. "O que estamos estudando é aumentar o diâmetro das porcas em meio milímetro, para garantir assim que no momento do pistop ela não seja encaixada incorretamente. E o nosso objetivo é garantir uma parada rápida, segura e confiável”, reforçou o engenheiro.

Os pilotos opinam – As medidas agradaram aos pilotos. Felipe Maluhy, da Tracker Racing, explicou que as alterações fazem parte de um trabalho de desenvolvimento, o que é comum com um carro tão novo. "Todo mundo está muito no início dos trabalhos, então isso é normal. O reposicionamento dos escapamentos vai melhorar muito a condição do piloto dentro do carro, já que as temperaturas no habitáculo estão realmente muito altas”, disse.

Chico Serra, da Hot Wheels Racing, faz uma análise sob a ótica de quem já competiu muito no exterior, inclusive na Fórmula 1. "Quando a Stock Car trocou o modelo Omega pelo protótipo que usamos até o ano passado, em 2000, também tivemos alguns problemas. Tudo foi se resolvendo e se desenvolvendo com o trabalho em conjunto entre as equipes e o fabricante. Essa colaboração é extremamente saudável e mostra a preocupação que todos têm em melhorar a categoria e deixá-la mais segura não só para os pilotos, mas também para equipes, imprensa e público. O automobilismo é um esporte técnico, e nas grandes categorias essa colaboração técnica entre os participantes e a organização acaba sendo uma das garantias de sucesso da categoria”, afirmou o piloto da Hot Wheels.

"Olhando este pacote todo, acho que o que mais conta para o piloto é que a temperatura interna do cockpit será menos severa do que vem sendo. E isso, para quem está disputando uma corrida que tem 50 minutos de duração, é muito importante, pois diminui o nosso desgaste e reflete diretamente na segurança pessoal e dos colegas de pista. Este carro já nasceu muito bem no aspecto esportivo. Quando consertarmos estes detalhes, teremos um equipamento moderno e de primeira linha. Acho que, do ponto de vista de quem pilota, a entrada deste carro é uma grande notícia, vai tornar cada prova muito mais interessante”, observou Luciano Burti (Amanco/Poliron), da equipe Boettger Competições.

Fábio Fogaça larga na frente na Stock Jr.

Na tarde deste sábado, o paulista Fabio Fogaça conquistou a pole position da primeira etapa da Stock Jr., com o tempo de 2min01seg444. Ao seu lado largará o paranaense Pedro Boesel, 2min01seg759, enquanto na terceira colocação estará o paulista Rafael Negrão, 2min01seg926. Fogacinha conquistou sua segunda pole na carreira, e vai atrás da vitória correndo em casa. Ele dominou os treinos livres, o classificatório e espera continuar com este desempenho positivo na corrida. Neste domingo, no Autódromo José Carlos Pace,em Interlagos a divisão de formação da Stock Car começará às 8 horas para uma disputa que promete ser bastante acirrada.

Depois de fazer o melhor tempo nos treinos livres de sexta-feira, Fabio Fogaça manteve o bom ritmo e fez a volta mais rápida no classificatório. Bastante confiante no carro e só esperava fazer uma volta limpa e sem vácuo dos oponentes. "Fiz um treino classificatório muito legal e vim mantendo o mesmo ritmo. Só esperava que meus oponentes não usassem o vácuo e isso se confirmou e consegui fazer o melhor tempo”, finalizou o sorocabano.

Pedro Boesel fecha a primeira fila do grid de largada depois de ter problemas no motor do carro. "No treino livre de hoje de manhã meu carro teve problemas no motor e tivemos que resolver muito rápido”, afirmou o paranaense. "Nas minhas voltas no treino de classificação o carro estava saindo muito de dianteira. Não fosse por isso, acredito que teria feito a melhor volta”, concluiu.

Classificatório da primeira etapa da Stock Jr.:

1º) Fabio Fogaça (SP), 2min01seg444, média de 127,73 Km/h
2º) Pedro Boesel ( PR), 2min01seg759
3º) Rafael Negrão ( SP), 2min01seg926
4º) João Marcelo (*SP), 2min02seg527
5º) Beto Cavaleiro (*SP), 2min03seg434
6º) Franklin Trupel ( SC), 2min03seg559
7º) Rodrigo Barone (* SP), 2min04seg080
8º) Adriano Amaral (* SP), 2min04seg795
9º) Marcelo Munhoz (* SP), 2min05seg429
10º) Wagner Paghotto ( SP), 2min06seg707
11º) Vandarlei Pereira (*SP), 2min09seg473

Melhor Volta: Fabio Fogaça, 2min01seg444 (127,73 km/h)

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Salustiano surpeende e fica com a pole na abertura da Copa Nextel Stock Car

A temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car já começou com surpresas. A pole position da primeira etapa, marcada para este domingo, a partir das 11 horas, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será do paulista Paulo Salustiano. O piloto da equipe Vogel Motorsport (Chevrolet) superou os adversários no treino classificatório deste sábado, marcando o tempo de 1min48seg421, com média de 143,07 km/h. A segunda colocação ficou com seu companheiro de equipe, Thiago Camilo, 1min48seg552, que estará ao seu lado na primeira fila. Daniel Serra, da Red Bull Racing (Peugeot), sairá em terceiro, 1min48seg915.

Salustiano foi o nome do sábado em Interlagos. Ele ficou com o quarto lugar no terceiro treino, pela manhã, ele começou maneiro no classificatório, terminando a primeira etapa em 10º. A partir da segunda etapa, quando ficam apenas os 16 mais rápidos, ele acelerou forte, entrando na Super Classificação em primeiro. Nesta etapa, que reúne apenas os seis mais bem colocados e a definição é feita pela média das três melhores voltas, ele continuou melhor, assegurando sua primeira pole na Copa Nextel Stock Car.

"Se não fosse o problema que tive no ano passado, teria sido o campeão da Copa Vicar, Esse retorno com carro novo e vida nova, depois de passar um ano na divisão de acesso foi, muito bom”, afirmou o piloto que em 2008 foi punido por doping. "Meu carro não estava bom no início dos treinos coletivos e eu não consegui dar bastante voltas. Por conta disso, eu tinha a pretensão de estar apenas entre os 10 no treino classificatório. Essa pole se Deus quiser é a primeira de muitas”, completou.

Com relação à possibilidade de chuva durante a corrida, o piloto disse que espera que isso se confirme. "Espero que chova amanhã na hora da prova, pois deu bastante sorte. Carro está muito bom na chuva, imagine então com pista seca”, disse. "O carro novo é fantástico, tem boa aerodinâmica, freia melhor que o carro antigo e podemos abusar mais dele mesmo na chuva, pois no final do classificatório eu podia ir até lá dentro das curvas. Dormirei muito ansioso pelo meu retorno às pistas pela Copa Nextel e pela minha pole position nessa etapa.Nessa madrugada torcerei pelo Barrichello e espero que torçam por mim de manhã”, finalizou.

O atual campeão da Copa, Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC (Chevrolet) também está na briga e largará na segunda fila, na quarta colocação. Na terceira fila, Luciano Burti, da Boettger Competições (Chevrolet) e Cláudio Caparelli, da Amir Nasr Racing (Peugeot), outra boa surpresa do classificatório.

Super Classificação - Stock Car V8

1º) 55 - Paulo Salustiano (Chevrolet, SP), 1:48.421 , média de 143,07 Km/h
2º) 21 - Thiago Camilo (Chevrolet, SP), 1:48.552
3º) 29 - Daniel Serra (Peugeot, SP), 1:48.674
4º) 90 - Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP), 1:48.915
5º) 14 - Luciano Burti (Chevrolet, SP), 1:49.035
6º) 37 - Claudio Capparelli (Peugeot, RJ), 1:49.228

Melhor volta: Paulo Salustiano, 1:48.257 (143,29 km/h)

2º Classificatório - Stock Car V8

1º) 55 - Paulo Salustiano (Chevrolet, SP), 1:47.914, média de 143,74 Km/h
2º) 90 - Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP), 1:48.345
3º) 21 - Thiago Camilo (Chevrolet, SP), 1:48.474
4º) 14 - Luciano Burti (Chevrolet, SP), 1:48.492
5º) 29 - Daniel Serra (Peugeot, SP), 1:48.537
6º) 37 - Claudio Capparelli (Peugeot, RJ), 1:48.558
7º) 1 - Antonio Pizzonia (Peugeot, AM), 1:48.601
8º) 80 - Marcos Gomes (Chevrolet, SP), 1:48.762
9º) 10 - Ricardo Zonta (Peugeot, PR), 1:48.828
10º) 77 - Valdeno Brito (Peugeot, PB), 1:48.832
11º) 5 - Enrique Bernoldi (Peugeot, PR), 1:48.851
12º) 20 - Ricardo Sperafico (Peugeot, PR), 1:48.891
13º) 6 - Alceu Feldmann (Chevrolet, PR), 1:49.077
14º) 63 - Lico Kaesemodel (Chevrolet, PR), 1:49.293
15º) 0 - Cacá Bueno (Peugeot, RJ), 1:49.324
16º) 51 - Atila Abreu (Chevrolet, SP), 1:49.521

Melhor Volta: Paulo Salustiano, 1:47.914 (143,74 km/h

1º Classificatório - Stock Car V8

1º) 21 - Thiago Camilo (Chevrolet, SP), 1:48.028, média de 143,59 Km/h
2º) 1 - Antonio Pizzonia (Peugeot, AM), 1:48.520
3º) 20 - Ricardo Sperafico (Peugeot, PR), 1:48.526
4º) 14 - Luciano Burti (Chevrolet, SP), 1:48.648
5º) 37 - Claudio Capparelli (Peugeot, RJ), 1:48.679
6º) 90 - Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP), 1:48.695
7º) 80 - Marcos Gomes (Chevrolet, SP), 1:48.726
8º) 6 - Alceu Feldmann (Chevrolet, PR), 1:48.733
9º) 10 - Ricardo Zonta (Peugeot, PR), 1:48.746
10º) 55 - Paulo Salustiano (Chevrolet, SP), 1:48.805
11º) 0 - Cacá Bueno (Peugeot, RJ), 1:48.815
12º) 51 - Atila Abreu (Chevrolet, SP), 1:48.839
13º) 63 - Lico Kaesemodel (Chevrolet, PR), 1:48.867
14º) 77 - Valdeno Brito (Peugeot, PB), 1:48.931
15º) 29 - Daniel Serra (Peugeot, SP), 1:48.936
16º) 5 - Enrique Bernoldi (Peugeot, PR), 1:48.966
17º) 11 - Nonô Figueiredo (Chevrolet, SP), 1:48.995
18º) 15 - Antonio Jorge Neto (Peugeot, SP), 1:49.012
19º) 18 - Allam Khodair (Peugeot, SP), 1:49.077
20º) 31 - William Starostik (Chevrolet, PR), 1:49.097
21º) 74 - Popó Bueno (Chevrolet, RJ), 1:49.177
22º) 23 - Duda Pamplona (Chevrolet, RJ), 1:49.208
23º) 3 - Chico Serra (Peugeot, SP), 1:49.409
24º) 7 - Thiago Marques (Peugeot, PR), 1:49.467
25º) 8 - Pedro Gomes (Chevrolet, SP), 1:49.473
26º) 33 - Felipe Maluhy (Peugeot, SP), 1:49.495
27º) 16 - Daniel Landi (Peugeot, SP), 1:49.560
28º) 9 - Giuliano Losacco (Peugeot, SP), 1:49.568
29º) 35 - David Muffato (Peugeot, PR), 1:49.625
30º) 44 - Norberto Gresse (Chevrolet, SP), 1:49.813
31º) 99 - Xandinho Negrão (Chevrolet, SP), 1:49.932

Melhor Volta: Thiago Camilo, 1:48.028 (143,59 km/h)

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Salustiano é pole

CAMILO FORMA A PRIMEIRA FILA

COM O COMPANHEIRO DE EQUIPE



São Paulo, 28 de março – Em sua primeira corrida na equipe Vogel, Paulo Salustiano fez a pole position inaugural do novo Stock Car. Thiago Camilo que está em sua sexta temporada na equipe, estreando em 2009 o patrocínio da Ipiranga, vai completar a dobradinha da Vogel.

Camilo ficou apenas um décimo atrás de Salustiano na média das três melhores voltas da terceira sessão de classificação, e elogiou o novo sistema. “É bem mais justo que as mini-corridas que fazíamos até o ano passado. Hoje estávamos usando pneus de chuva, e os meus demoraram um pouco para atingir a temperatura ideal, talvez pela opção que fizemos na calibragem. Assim, o Salustiano abriu muito na primeira volta rápida, e ficou difícil alcançá-lo depois, já que a sessão tem apenas dez minutos. Mas largar na primeira fila ao lado do meu companheiro de equipe é muito legal, vai ser a primeira vez que isso acontece desde que cheguei na Vogel. O Salu chegou há pouco, mas tivemos um entrosamento imediato, a gente está se ajudando. Esse trabalho em equipe e a referência de um piloto que anda rápido é fundamental para fazermos uma temporada consistente e brigarmos pelo título”, disse o piloto de 24 anos (20/09/1984) da Ipiranga Vogel, que venceu a última corrida realizada em Interlagos, em 10 de dezembro de 2008.





Os seis primeiros

1º) 55 - Paulo Salustiano (CA, SP), 1:48.421 , média de 143,07 Km/h - Vogel
2º) 21 - Thiago Camilo (CA, SP), 1:48.552 – Ipiranga Vogel
3º) 29 - Daniel Serra (P3, SP), 1:48.674 – Red Bull Mattheis
4º) 90 - Ricardo Mauricio (CA, SP), 1:48.915 – Eurofarma RC
5º) 14 - Luciano Burti (CA, SP), 1:49.035 - Boettger
6º) 37 - Claudio Capparelli (P3, RJ), 1:49.228 – Amir Nasr



Stock Car: Em treino chuvoso, Burti larga da 5ª posição na etapa de abertura da categoria

Pista molhada não atrapalha desempenho do piloto da Boettger Competições

São Paulo - Luciano Burti, da Boettger Competições, parte da 5ª colocação na primeira etapa da Copa Nextel Stock. Diferente dos treinos livres, a tomada de tempo deste sábado (28) aconteceu com a pista de Interlagos bastante molhada. O dia começou ensolarado, mas cerca de meia hora antes do início do classificatório a chuva caiu e alterou a programação. Os pilotos tiveram 10 minutos (das 13h20 às 13h30) para o reconhecimento de pista e a tomada teve início às 13h40.

Mesmo sem ter andado com o novo carro no asfalto molhado, o Vectra guiado por Burti apresentou ótimo desempenho e o piloto chegou à terceira fase dos treinos garantindo o quinto melhor tempo (média das três melhores voltas). A pole position ficou com Paulo Salustiano, que dividirá a primeira fila com Thiago Camilo. O terceiro lugar será ocupado por Daniel Serra.

"Estou muito satisfeito com o resultado. Como só é permitido usar um jogo de pneus novos, no final eles já estavam bem desgastados e isso dificultou um pouco. Estava em dúvida de como o carro iria reagir na chuva, mas o desempenho foi bom. Eu prefiro que amanhã a corrida aconteça no seco, mas pudemos ter uma noção hoje e largar na frente é sempre uma vantagem. Espero estar no pódio amanhã”, comemorou Burti.

O pit stop para a troca de pneus, obrigatório nas corridas a partir desse ano, não existirá nesta primeira etapa. Amanhã (29), os competidores farão apenas uma parada para reabastecimento, por volta do 30º minuto de prova. O cancelamento foi motivado pela falta de tempo para o treinamento das equipes. A largada terá início às 11 horas e a disputa contará com duração de 50 minutos ou 27 voltas.

Confira o grid da 1ª etapa da Copa Nextel Stock Car:

1º) Paulo Salustiano (CV, SP), 1:48.421 , média de 143,07 Km/h
2º) Thiago Camilo (CV, SP), 1:48.552
3º) Daniel Serra (P3, SP), 1:48.674
4º) Ricardo Mauricio (CV, SP), 1:48.915
5º) Luciano Burti (CV, SP), 1:49.035
6º) Claudio Capparelli (P3, RJ), 1:49.228

7º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 1:48.601
8º) Marcos Gomes (CV, SP), 1:48.762
9º) Ricardo Zonta (P3, PR), 1:48.828
10º) Valdeno Brito (P3, PB), 1:48.832
11º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1:48.851
12º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 1:48.891
13º) Alceu Feldmann (CV, PR), 1:49.077
14º) Lico Kaesemodel (CV, PR), 1:49.293
15º) Cacá Bueno (P3, RJ), 1:49.324
16º) Atila Abreu (CV, SP), 1:49.521

17º) Nonô Figueiredo (CV, SP), 1:48.995
18º) Antonio Jorge Neto (P3, SP), 1:49.012
19º) Allam Khodair (P3, SP), 1:49.077
20º) William Starostik (CV, PR), 1:49.097
21º) Popó Bueno (CV, RJ), 1:49.177
22º) Duda Pamplona (CV, RJ), 1:49.208
23º) Chico Serra (P3, SP), 1:49.409
24º) Thiago Marques (P3, PR), 1:49.467
25º) Pedro Gomes (CV, SP), 1:49.473
26º) Felipe Maluhy (P3, SP), 1:49.495
27º) Daniel Landi (P3, SP), 1:49.560
28º) Giuliano Losacco (P3, SP), 1:49.568
29º) David Muffato (P3, PR), 1:49.625
30º) Norberto Gresse (CV, SP), 1:49.813
31º) Xandinho Negrão (CV, SP), 1:49.932

CV – Chevrolet Vectra
P3 – Peugeot 307

domingo, 22 de março de 2009

Média Paulista de Ciclismo – André Barbosa o destaque em Itu



Neste final de semana equipe disputa o Paulista no ABC

Celso Ribeiro


A primeira etapa do Campeonato da Média Paulista de ciclismo aconteceu domingo, (15), em Itu, e Mogi Guaçu foi representada pela equipe da Verden Bikes/Emanuplast/Ciclo Burgo. Destaque para a atuação de André Barbosa, que estreou na equipe competindo na categoria Sênior e obteve segundo lugar com o apoio de Jair Adriano e Francisco de Paula, o Chico, da mesma categoria.
A equipe Verden Bikes/Emanuplast/Ciclo Burgo participou da etapa de Itu com 18 ciclistas em seis categorias. Wilson Pires ficou com a 5ª colocação na categoria Máster B, Newton de Souza, Marcial Gomes e Celso Lucas ficaram com a 6ª, 12ª e 15ª, respectivamente na Sênior B. Na Junior, Heitor Ferrari terminou em 10º lugar e na categoria Elite, Giovani Arfelli chegou em 11º após pedalar 82 km.
“Apesar do sol que castigou muito, os resultados foram ótimos e a briga por um lugar no pódio foi acirrada em todas as categorias”, comenta Marcial Gomes, atleta e coordenador da equipe guaçuana. A primeira etapa da competição foi disputada por 12 categorias reunindo 450 ciclistas de diversas cidades.
Neste final de semana a equipe participa da segunda etapa do Campeonato Paulista de Resistência, em São Bernardo e o ciclista Newton de Souza Leite vai lutar para garantir a liderança. Ele venceu a etapa de abertura do paulista e agora no ABC, seu objetivo e conquistar mais pontos para se distanciar mais ainda na classificação geral.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Copa Davi Eloi de Futebol Cinqüentão:Paulista perde para o Grêmio Supermercado Progresso






Celso Ribeiro

O Grêmio Supermercado Progresso ganhou o Paulista por 2 a 0 no jogo mais importante da quinta rodada da 2ª Copa Davi Eloi de Futebol Cinqüentão e entrou na zona de classificação passando a figurar no chamado G4. O duelo aconteceu domingo, (15), no Estádio Davi Eloi Bueno, no bairro rural do Itaqui. Com a vitória o Progresso pulou do quinto para o terceiro lugar na tabela de classificação passando a frente do Paulista e do time de Martinho Prado.
Com dois pontos frutos de dois empates, o Grêmio Supermercado Paulista entraram em campo sabendo que com um resultado positivo poderiam entrar na zona de classificação e quem tomou a iniciativa de atacar foi o Paulista. Foi na etapa inicial que o time se apresentou melhor, criou as principais chances e esteve mais próximo de abrir a contagem, mas faltou pontaria deixando escapar a chance de estabelecer a vantagem parcial.
Na etapa complementar o Paulista ficou sem o meia atacante Paulinho que foi expulso e aí o técnico Antonio Zacariotto Filho alterou a maneira do Progresso jogar, o time cresceu de produção e passou a dominar. Aos 20 minutos Cobrinha aproveitando jogada que teve inicio com o meio campista Banana abriu o placar e aos 33, Zé Sergio fez o gol que garantiu o resultado e há de ressaltar que apesar da derrota, o goleiro Betão, do Paulista foi o destaque do time.

EMPATE

No segundo jogo da rodada as equipes dos Amigos de Aguaí e Martinho Prado conseguiram a façanha de realizar a partida com o maior de numero de gols do campeonato até agora terminando a disputa em 3 a 3. O Martinho Prado marcou primeiro com Zé André, aos nove minutos do primeiro tempo e Gaucho empatou para o Aguaí aos 26 e virou com Luiz Henrique, aos 39 e na segunda etapa, aos cinco minutos Donizete deixou o placar igual.
Precisando vencer para deixar a ultima posição, os Amigos de Aguaí passou a pressionar e aos 25 minutos voltou a marcar e dessa vez foi através de Flávio mas aos 35, Salvador fez contra e o placar ficou então em 3 a 3. Com esse resultado Martinho Prado chegou a quatro pontos e figura na quarta posição enquanto que o Amigos de Aguaí soma dois e divide o último lugar com o Paulista.
As disputas da 2ª Copa Davi Eloi de Futebol Cinqüentão terão seqüência domingo, (22), pela penúltima rodada da primeira fase movimentando mais dois jogos. As 8h20, o Máster Mogi Guaçu, o vice-líder terá pela frente o Grêmio Supermercado Progresso e às 10h00 o Paulista joga contra o Amigos de Aguaí e os dois jogos serão decisivos na disputa pela classificação. O Itaqui, líder e com vaga garantida na semifinal folga juntamente com o Martinho Prado.

segunda-feira, 9 de março de 2009

SOV Mogi Guaçu Lança campanha educacional de Trânsito

A SOV- Secretaria de Obras e Viação- da Prefeitura de Mogi Guaçu fez o lançamento do programa Educação no Trânsito na última sexta-feira (06).
A partir dessa semana, o programa “Amigos do Trânsito” ganhará as ruas da cidade e também atingirá as escolas da rede municipal de ensino e as particulares.
O secretário da SOV, Marcos Gabriel Mesquita, destacou que o projeto tem o objetivo de educar e também o de chamar a atenção para a não violência no trânsito. Uma das metas, segundo ele, é o de reduzir os índices de acidentes de trânsito na cidade.
Para colocar o projeto em prática, um mascote foi criado para chamar a atenção das crianças, principalmente
Panfletos educativos serão distribuídos para atingir tanto as crianças quanto os adultos com mensagens sobre o trânsito. Além disso, a SOV fez o lançamento do portal www.amigosdotransito.com.br para que as escolas utilizem a ferramenta com os alunos. “Nossa meta é atingir toda a família e por isso elaboramos materiais que têm justamente esse propósito”, disse.
O secretário ressaltou que irá fazer um mapeamento para identificar as principais ocorrências dos últimos quatro anos. “Com base nesse estudo poderemos trabalhar melhor nesse programa de educação no trânsito e assim atingir o nosso objetivo que é o de educar e o de diminuir os acidentes”, explicou.
O programa foi dividido em etapas e nessa primeira serão distribuídos panfletos nas escolas, empresas e indústrias, além dos principais cruzamentos da cidade.
A SOV também pretende realizar concurso para a escolha do nome do mascote do programa de Educação no Trânsito, concurso de redação e de charge.
Para esse ano, o programa prevê também a realização de Blitz Educativa com a participação dos guardas de trânsito. “Durante a blitz, o motorista será avisado sobre o vencimento de sua carteira e de outras normas como a obrigatoriedade da utilização do sinto de segurança e outras informações”, ressaltou Mesquita.
Em 2010, os motoristas infratores poderão receber um acompanhamento social da Secretaria. “Nós enviaríamos uma carta para os motoqueiros que sofrerem acidentes e também os que forem multados para que eles se conscientizem e vamos também realizar um mapeamento de todos os pontos de guia rebaixada no município e indicá-los no Google maps para divulgar a acessibilidade”, salientou.
O programa de Educação no Trânsito também prevê a realização de palestras educacionais em escolas da rede municipal de ensino, em escolas particulares, faculdades, escolas técnicas e em empresas da cidade.



Assessoria de Imprensa - Pref. Mogi Guaçu