segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Incrições para programa Bolsa Universidade podem ser feitas a partir de quarta feira


Programa oferece bolsa integral a universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores em escolas públicas que integram o Programa Escola da Família

         O Programa Bolsa Universidade da Secretaria de Estado da Educação terá inscrições abertas a partir desta quarta-feira (02/02). As vagas são para estudantes universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores dentro do Programa Escola da Família em escolas públicas de todo o Estado.

Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) por meio do Programa; não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos; e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana em escolas estaduais ou municipais do Estado de São Paulo.

As inscrições estão abertas até 11 de fevereiro no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, que também dispõe da lista com o nome das instituições de ensino conveniadas.

         O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso. A Secretaria arca com 50% do valor da mensalidade (com teto de R$ 267) e a instituição de ensino completa o restante do valor. Em contrapartida, o universitário atuará como educador nas unidades do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo Programa.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), pelo telefone 0800 777 0333 ou e-mail escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

 

Sobre o Programa Escola da Família

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (que são os quatro eixos do programa).

 

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.



 


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Alves no Flipoços 2011

Loyola traz a biografia de Ruth Cardoso e Rubem Alves volta como "convidado de honra"

 

Mais dois grandes nomes da Literatura Brasileira confirmam presença na maior festa literária de Minas Gerais, Flipoços 2011 que acontece simultaneamente junto à 6ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas na Urca de 30 de abril a 08 de maio. Será um encontro especialmente preparado onde livros e autores juntamente com o público desfrutarão de bate-papos literários muito interessantes com autores e temas variados. Ignácio de Loyola Brandão que esteve em Poços na Feira em 2007 volta com lançamento da "Biografia de Ruth Cardoso" além da história fascinante desta mulher que marcou o País, ele ainda falará um pouco de suas outras obras. Já o "eterno" patrono da Feira do Livro de Poços, o renomado escritor Rubem Alves, retorna à cidade para mais um bate-papo com o público apresentando seu novo livro "Sobre o Tempo e a Eternidade", um tema que certamente vai emocionar os participantes. Serão dois momentos importantes do Flipoços 2011 que aguarda ainda outras grandes novidades. A programação intensa contará com atrações para todos os públicos e gêneros. "Será uma oportunidade para todos que gostam de livros e autores, participarem deste grande encontro, enfatiza Gisele Ferreira da GSC Eventos, a cada ano temos procurado trazer autores e temas que atendam a expectativa do público em geral", ressalta ela. Estes dois escritores, premiados em diversos Prêmios nacionais e internacionais, estarão no Flipoços 2011 prestigiando este importante evento cultural. Ignácio de Loyola Brandão estará na cidade dia 03 de maio às 19 horas e Rubem Alves no dia 06 de maio às 19 horas. Ambos no Teatro da Urca onde falarão com o público e autografarão livros. Os interessados deverão doar um livro em bom estado e retirar seu ingresso gratuito na GSC Eventos Especiais a partir de 22 de março. 

 

PROGRAMAÇÃO INFANTIL VAI TRAZER MUITAS ATRAÇÕES, LIVROS E AUTORES PARA AS CRIANÇAS

 

 Já a programação infantil vai contar com grandes e importantes escritores que vão trazer para as crianças oficinas diversas, contação de histórias, palestras, muita diversão e entretenimento. Um dos escritores infantis, Ricardo Girotto, trará a "Fábrica de Brinquedos" onde ensinará as crianças a fazerem brinquedos com material reciclado. Saraus de Poesias, recreações farão parte da programação infantil. As escolas devem ficar atentas ao agendamento das crianças e jovens para que todos possam ser atendidos. A programação completa com todas as atividades estará disponível no site até final de fevereiro. Maiores informações pelo fone (35) 3697 1551 ou acesse o site www.feiradolivropocosdecaldas.com.br. A 6ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2011 contam com a parceria da Prefeitura Municipal.

 



 


Iptu 2011 começa a ser distribuido na próxima Segunda Feira


A Prefeitura de Mogi Guaçu vai dar início à distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a partir da segunda semana de fevereiro. Os modelos de carnês estão em fase de testes para serem confeccionados.

A entrega será feita pelos Correios para quem tiver o endereço completo cadastrado na Prefeitura.

O contribuinte que preferir pagar à vista terá 12% de desconto ou pode parcelar o valor do imposto em até 10 parcelas.

As datas de vencimento são as seguintes: 21, 22, 23 e 24 de março para pagamento da primeira parcela ou parcela única. Cerca de 50 mil carnês de IPTU serão enviados aos proprietários de imóveis da cidade.

Aproximadamente 14 mil contribuintes serão isentos do pagamento do IPTU. Esses contribuintes pagarão apenas a taxa de coleta de resíduos

A Secretaria da Fazenda espera arrecadar cerca de R$ 24 milhões com o pagamento do IPTU. Com isso, a Administração Municipal conseguirá aumentar os investimentos na cidade.


 


Matheus Henrique Sulato Baptista é o primeiro na ETEC Mogi Mirim


 

O aluno Matheus Henrique Sulato Baptista da EMEF Adirce Cenedeze Caveanha conquistou o primeiro lugar no vestibular da ETEC (Escola Técnica Estadual) Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim.

O estudante de 14 anos conseguiu aprovação em primeiro lugar para cursar o ensino médio. Cerca de 620 candidatos fizeram a prova para concorrer à bolsa de estudos.

De acordo com o diretor da escola, Edilson Andrade Domingues, o aluno obteve um ótimo desempenhado durante todo o ano letivo de 2010. "O Matheus é um aluno extraordinário, participa de todos os projetos desenvolvidos pela escola, inclusive fazendo aulas extras de matemática no período contrário a aula normal", contou.

Outros alunos da EMEF também foram aprovados para cursar o ensino médio na ETEC de Mogi Guaçu e Mogi Mirim. "O bom desempenho dos alunos nas provas vem ao encontro do trabalho educacional desenvolvido na escola, como reforço escolar e plantão de dúvidas", lembrou.

O diretor fez questão de ressaltar também que em 2010 a EMEF atingiu a meta do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-. O IDEB é responsável por reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

 

Fonte : pref.Mun. Mogi Guaçu



Acontece neste domingo o 4º. Festival Sertanejo de Itapira

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza neste domingo, 30, no Centro Comércio e Indústria de Itapira (Centrão), a partir das 13 horas, a 4ª edição do Festival Sertanejo de Itapira. O evento terá a participação de 21 duplas, sendo nove locais e 12 da região, todas pré-selecionadas durante o período de inscrição e pré-apresentação dos trabalhos.

O festival sertanejo é uma iniciativa da administração municipal para resgatar e preservar a música sertaneja raiz. Ao mesmo tempo, tem também como proposta promover o intercâmbio cultural regional e revelar talentos na composição, já que as músicas concorrentes devem ser inéditas.

A Secretaria de Cultura e Turismo tem a expectativa de um festival bastante competitivo neste ano. Isso porque a cada edição o evento atrai duplas mais qualificadas e com mais experiência em competições. Neste ano, estão entre as pré-selecionadas algumas duplas que já foram vencedoras de importantes festivais da região. Segundo a Secretaria, este fato irá garantir um belo espetáculo para aos amantes da moda de viola.

Serão premiadas as três melhores composições, além da dupla "Prata da Casa". Todas as demais receberão troféus de participação.

Abaixo, a relação dos participantes:

 

 

Participantes

Cidade

Musica

Composição

1- Francione e Rafael

 

Mogi – Guaçu

O Cantor

Morabel

2 – Zé do Campo e Fernando

Itapira

Homenagem a São Gonçalo

Campineiro

3 – Remador e Canoeiro

 

Mogi – Mirim

História da Minha Vida

Carinhoso

 

4 – Leonne e Jhota Batista

 

Itapira

Estrada Velha

Jotha Batista

5 – Lucas Campaci e Marcos Salles 

 

Pedreira

O Sufoco de um Fiscal

Goiano/ Ribas

6 – João Marcos e Maciel

 

Mogi – Guaçu

A Majestade: A Viola

Nivaldo Mortais

7 – Pablo Henrique

 

Itapira

Chega de Tristeza

Pablo Henrique

8 – Alysson e Adysson

 

 Caldas – MG

Protesto da Mãe Terra

Júlio César da Rocha

9 – Kauan e Raphael

 

Itapira

Desilusão

Raphael

10 – Paraná e Piazinho

 

Pouso Alegre – MG

O Fim do Mundo

Piazinho

11 – Cláudio Maria

 

Itapira

Água Fonte da Vida

Cáudio Maria

12 – Heitor Luís

 

Itapira

Xeque – Mate

Heitor Luís M. Elias

13 – Paulo Souza e Dito Goulart

Eloi Mendes – MG

Chumbo Grosso vem Aí

Dito Goulart

14 – Seresteiro e Sereninho

 

Itapira

Caboclo Sertanejo

Izaías de Melo

15 – Edu Ramos e Ricardo

 

Estiva Gerbi

Eu e a Viola

Edu Ramos

16 – Zé Londrino, Cida Felipe e Ilzinho

Itapira

No Meu Sertão

Zé Londrino e Zé Coqueiro

17 – Carlos Viola e Zé Airton

Conceição dos Ouros – MG

Meu Cantinho de Sertão

Carlos Viola e Zé Airton

18 – Hélio e Marcel

 

Amparo

Nos Braços do Violeiro

Antonio Carlos Dadário

19 – Goianito e Cidinha

 

Itapira

Minha Desilusão

Goianito

20 – Tião Frozino e Claudinei

Sta. Rita de Caldas – MG

Canção de Boiadeiro

Claudinei Souza

21 – Ourivando e Voldinei

 

Mogi – Guaçu

Solidão de Caboclo

Vicente Floriano da Silveira

 


 

Festival de Bandas de Rock acontece em Fevereiro em Itapira-Sp


Acontece no dia 20 de fevereiro, no Centro Comércio e Indústria (Centrão), o 1° edição do Festival de Bandas de Rock de Itapira. Ele está sendo organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo com o objetivo difundir e valorizar a arte musical, promovendo o intercâmbio artístico-cultural entre as bandas de rock locais e regionais. Além disso, o evento irá incentivar a criatividade musical e a revelação de talentos voltados à linguagem musical do rock'n rol, indicando composições que se destaquem pela maturidade da concepção.

As inscrições foram abertas no período de 20 de dezembro de 2.010 a 14 de janeiro de 2.011, período em que a Secretaria de Cultura e Turismo recebeu 34 inscrições de diversas cidades da região. A Comissão Organizadora do festival realizou audições dos materiais enviados pelas bandas inscritas para selecionar as dez finalistas, que estarão se apresentando no dia 20 de fevereiro.

Na apresentação, cada banda terá 25 minutos de palco para apresentar uma música já consagrada para aquecimento e após, a música de sua composição própria. Durante o evento, cinco jurados, todos profissionais ligados à área musical, analisarão os seguintes quesitos:

a)      letra da música,

b)      melodia (instrumentação e arranjos)

c)      interpretação (voz, afinação, ritmo, performance de palco e receptividade do público).

As três bandas vencedoras receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 1 mil para o primeiro lugar; R$ 800,00 para o segundo lugar e R$ 400,00 para o terceiro lugar. Todas as bandas que se apresentarem receberão também troféu de participação no festival.

Dentre todas as bandas inscritas, 13 foram de Itapira, duas de Campinas, duas de Indaiatuba, duas de Mogi-Mirim, duas de São Paulo e duas de Vinhedo. As cidades de Águas de Lindóia, Cosmópolis, Estiva Gerbi, Lindóia, Mogi-Guaçu, Pedreira, Santos, São Caetano do Sul e Votorantim, todas do Estado de São Paulo, e Alfenas e Muzambinho, de Minas Gerais, foram representadas por uma banda cada.

A Comissão Organizadora destacou a ótima qualidade de todas as bandas inscritas, o que tornou a tarefa de seleção das dez finalistas mais difícil, já que todos os trabalhos apresentados tinham excelente nível musical.

A Secretaria de Cultura e Turismo pretende, numa segunda edição do festival, ampliar os dias das apresentações, para abrir um leque maior de oportunidades para as bandas inscritas.

No dia da apresentação, a entrada será franca para maiores de 15 anos de idade, sendo necessária a apresentação de documento de identidade na portaria.

Abaixo, a relação das 10 bandas classificadas, por ordem alfabética, que concorrerão aos prêmios e que estarão se apresentando no próximo dia 20 de fevereiro.

 

 

a)         AEDOS N'ROLL                 Estilo: ROCK'N ROLL        cidade: ALFENAS - MG

b)         BURLESQUE PLAYHOUSE Estilo: HARD ROCK        cidade: ITAPIRA - SP

c)         ESTALAGMITE                   Estilo: ROCK'N ROLL        cidade: CAMPINAS – SP

d)        HEADWAY PROJECT        Estilo: POP ROCK                cidade: VOTORANTIM - SP

e)         KONDENIUS                                   Estilo: HEAVY METAL       cidade: ITAPIRA – SP

f)         MD. SPEED                          Estilo: HARD ROCK                       cidade: ITAPIRA - SP

g)         ROCKERS                            Estilo: ROCK'N ROLL        cidade: SANTOS - SP

h)         SLASHER                             Estilo: TRASH METAL        cidade: ITAPIRA - SP

i)          WARGATE                           Estilo: HEAVY METAL       cidade: COSMÓPOLIS- SP

j)          WILLY PETE                                   Estilo: ROCK NACIONAL  cidade: MUZAMBINHO-MG

 

 


 


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Veja como tirar seu Cartão de vaga especial para idosos



 

O cartão permite o uso das vagas especificas de idosos nacionalmente  sem que o usuário seja autuado

 

O cartão de vaga especial para Idosos pode ser obtido junto as Prefeituras Municipais.  Em Mogi Guaçu-Sp à Secretaria de Obras e Viação do Municipio é o órgão responsável pela emissão dos cartões, que pode ser adquirido desde que o usuário tenha mais de 60 Anos de idade.

Para se cadastrar basta o usuário se dirigir a Rua Henrique Coppi, 200 no segundo andar, preencher um formulário especifico, anexar  cópias da Carteira de Identidade,  Habilitação, Comprovante de residência  e uma foto ¾ que será devolvida juntamente com a carteira impressa . A carteira estará  disponível sete dias após a entrada dos documentos.

Segundo o Secretario de Obras Marcos mesquita já foram emitidas 113 carteiras, e a cidade conta com 25 vagas especiais para idosos. A previsão é que essas vagas sejam ampliadas a todos os bairros do município até 2012.  As vagas podem ser visualizadas no site de educação de trânsito da Secretaria de Obras e Viação WWW.amigosdotransito.com.br .

 

Para utilizar às vagas , o usuário deve seguir as seguintes regras :

1. Colocar a carteira sobre o painel do veículo, com frente voltada para cima;

 

2. Apresentar sempre que necessário à autoridade de Trânsito ou aos seus agentes, sempre que solicitado.

 

Regras :

 

1. O  cartão de  autorização pode ser recolhido no ato da autorização, suspenso ou cassado, a  qualquer tempo, a critério do órgão de trânsito, especialmente se verificada a irregularidade em sua  utilização, considerando-se como tal, dentre outros: 

   1.1. O empréstimo do cartão a terceiros;

   1.2.O uso de cópia do cartão, efetuada por qualquer processo;

   1.3. O porte do cartão com rasuras ou falsificado;

   1.4 O uso do cartão em desacordo com as disposições contidas ou na legislação  pertinente, especialmente se constatado pelo AGENTE que  o VEÍCULO por ocasião da    utilização de vaga especial, não serviu para o transporte de Deficiente Físico;

   1.5. O uso do cartão com a validade vencida.

2. O cartão é válido para estacionar nas VAGAS devidamente sinalizadas com o  Símbolo de Idoso,  especialmente criadas pela Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu.

3. O cartão permite o uso de VAGAS DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO regulamentado,  GRATUÍTO ou PAGO, sinalizadas com o Símbolo Internacional de Idoso,  sendo obrigatória a utilização  conjunta do cartão de estacionamento, como a obediência às suas normas de utilização;

4. O cartão NÃO ISENTA O PAGAMENTO DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO

5. O cartão não NÃO SUBSTITUI A HABILITAÇÃO 

 

QUAISQUER DUVIDAS PODEM SER TIRADAS NA SECRETARIA DE OBRAS E VIAÇÃO – DIVISÃO DE TRÂNSITO , Fone : (19) 3851-7017  OU sov-contato@mogiguacu.sp.gov.br

 

           



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Campanha da Renovias incentiva motoristas a aumentar a distância entre veículos



 

Será iniciada amanhã (26/01) mais uma etapa da Campanha Educacional de Segurança no Trânsito da Renovias, denominada Menor Risco, Maior Responsabilidade. O objetivo é sensibilizar os motoristas sobre a importância de aumentar a distância entre veículos para evitar colisões traseiras. Para isso, serão distribuídos 35 mil folhetos nas praças de pedágio.

Segundo o gerente de operações de tráfego, Rogério Bahú, além da pequena distância entre veículos, outros fatores contribuem para a ocorrência desse tipo de acidente, como freadas fruscas e excesso de velocidade. "O perigo é ainda maior à noite, porque o motorista fica com seu campo de visão limitado ao alcance dos faróis do veículo", explica.

As chances de acontecer uma colisão traseira também são ampliadas quando o motorista trafega cansado, com sono, sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas, e diante de condições climáticas adversas, como chuva ou neblina. "Dirigir com prudência e responsabilidade é a principal recomendação para garantir uma viagem segura", reforça.

As etapas da campanha abordam, além dos riscos da colisão traseira, medidas para evitar atropelamentos e reforçam a importância de respeitar os limites de velocidade. Mensalmente, serão distribuídos 35 mil folhetos alternando os temas estabelecidos, totalizando 420 mil impressos. Outra forma adotada para conscientizar os motoristas é a implantação de 22 faixas-banner nos trechos de maior movimento das rodovias SP-340 e SP-344. As faixas contêm mensagens que levam os motoristas a refletir sobre sua responsabilidade no trânsito.

A iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA), instituído pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A campanha é patrocinada pela concessionária Ford Divem.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mogi Guaçu sediará a 1a. Exploflorest-Feira florestal do Brasil nos dias 13 e 14 de Abril



 

FEIRA FLORESTAL BRASILEIRA
Expoforest 2011 vai apresentar soluções em máquinas, equipamentos e serviços para produção de florestas plantadas

 

A Expoforest 2011 – Feira Florestal Brasileira, primeira feira florestal dinâmica da América Latina, que será realizada de 13 a 15 de abril de 2011, no Horto Florestal Mogi Guaçu (SP), vai reunir em 118 hectares de eucalipto clonal uma grande diversidade de expositores. O objetivo é que os visitantes tenham acesso a novas tecnologias, equipamentos, máquinas e serviços para a produção de florestas plantadas. As inscrições para o evento já podem ser feitas no site www.expoforest.com.br/afeira..  

 

Para um dos coordenadores do evento, Ricardo Malinovski, contar com a chancela das principais empresas do setor é uma conquista e uma responsabilidade. "A decisão de transformarmos a Expoforest em uma feira dinâmica partiu de uma demanda dos próprios expositores. Aceitamos o desafio e o resultado é que o interesse por espaços tem aumentado a cada semana", diz Malinovski.  

 

A feira já conta com o apoio institucional do KWF, centro que oferece suporte técnico e científico para as práticas florestais alemãs, e de toda a base florestal brasileira, por meio das associações que representam o setor. 

 

Lançamentos

Os principais fornecedores para o setor florestal vão fazer da Expoforest uma vitrine para os lançamentos de 2011. A John Deere, que oferece a seus clientes solução completa em equipamentos florestais, desde a linha cut-to-length e full-tree, até o aproveitamento de biomassa, aproveitará a oportunidade para lançar melhorias de seus produtos.

 

Segundo o gerente da América Latina para o mercado florestal da Caterpillar, Florentino Bernal Jr, levando em conta a visibilidade internacional que o evento terá, a empresa apresentará ao mercado algumas novidades, desenvolvidas especialmente para o mercado florestal do continente. "Sem dúvida, a Expoforest será um divisor de águas no que diz respeito a feiras florestais, não só na América Latina, mas também mundial", afirma Bernal.

 

A Komatsu Forest, outro expositor da área dinâmica de colheita, também pretende lançar novidades na feira. "Entendemos que esse evento é o mais importante do segmento florestal brasileiro e o fato de, em 2011, termos a primeira feira florestal realmente dinâmica do Brasil está nos trazendo muitas e boas expectativas", afirma o gerente de marketing e vendas da Komatsu Forest, José Carlos Pierri Sobrinho.

 

A Comercial Rodrigues já anunciou que deve lançar no evento uma nova marca de pneus para uso florestal. Já a TMO confirmou o lançamento de um novo auto carregável e um carregador de grande porte. A Minusa, único fabricante de material rodante 100% brasileiro, vai mostrar aos visitantes peças de reposição para tratores de esteira e o serviço de monitoramento de equipamentos no campo para realização de revisão preventiva.

 

A Hydroplan-EB, empresa especializada em tecnologia, produtos e serviços para otimização dos recursos hídricos, vai apresentar na área dinâmica de silvicultura produtos como o gel para plantio e o HB 10, um polímero para irrigação da terra.

A Forestech Soluções Florestais vai levar para a Expoforest 2011 todo o portfólio de produtos que a empresa representa, além de novas formulações de fertilizantes especiais para o segmento florestal. Entre as novidades estarão produtos Timac Agro como o Basifertil (grão único + parcela orgânica + fósforo solúvel), o Basifós (grão único + parcela orgânica + duas fontes de fósforo: solúvel e reativo), o Fertiactyl (fertilizante líquido foliar para desenvolvimento inicial da muda) e o Sulfammo (adubo de cobertura, grão único, carbonatos de cálcio e de magnésio).

 

A Roster Indústria de Máquinas e Equipamentos pretende apresentar ao mercado uma evolução da plantadora Bioflora Pd 5hd, única no mercado que contempla todos os processos do plantio de mudas. "Com o apoio técnico de diversas empresas reflorestadoras vamos disponibilizar um equipamento mais moderno, robusto, aumentando a capacidade de adubo e de mudas embarcadas e a efetividade do equipamento. Para proteção do operador, a máquina contará com cabine florestal iluminada interna e externamente", revela o gerente de vendas da Roster, Paulo Lopes Estery.

 

Quem também já confirmou presença no evento foram Penzsaur, que comercializa gruas florestais para tratores, caminhões, forwarders, estacionárias para pátios de carga/descarga e cabos aéreos para transporte de toras em áreas de difícil acesso, e a Ponsse, especializada na venda, produção, manutenção e tecnologia de máquinas florestais de corte no comprimento.

 

Novos negócios

A participação em feiras é uma das oportunidades para que as empresas estejam em contato direto com o público, aumentem a visibilidade de produtos e serviços e criem novas oportunidades de negócios. Para o gerente de marketing e vendas da Komatsu Forest, tão importante quanto fechar novos negócios durante as feiras, são os contatos que geram novas e importantes oportunidades com clientes e potenciais clientes. "Além disso, o contato com novos players do mercado também sempre nos motivou sobremaneira a ter participado de todas as edições do evento e de, historicamente, sermos um de seus maiores incentivadores", afirma Pierri Sobrinho.

 

A John Deere acredita que o novo formato da feira, na qual estará reunida toda a cadeia, irá garantir uma quantidade maior de participantes. "O fato de o evento ter demonstrações dinâmicas, permitirá aos clientes comprovar in loco as características e as vantagens operacionais das máquinas. Isso os ajudará a definir o modelo ideal necessário para sua operação e, possivelmente, concretizaremos novos negócios", afirma o gerente Comercial para a América Latina da John Deere, Roberto Torres Marques.

 

A Tigercat, especializada na fabricação e comercialização de equipamentos de colheita florestal, espera que os profissionais florestais que visitarem a feira conheçam seus equipamentos e saibam como reduzir custos com colheita e transporte. De acordo com o CEO da empresa, Ken MacDonald, o desafio para 2011 no mercado brasileiro será completar todos os novos projetos que estão em andamento.

 

Quem também planeja apresentar seus produtos durante a Expoforest 2011 é a Macedo Forest, distribuidora e representante no Brasil e na América do Sul de máquinas e equipamentos florestais, que estará na área dinâmica de colheita de madeira e pretende consolidar a marca no mercado. "Temos uma grande expectativa com relação à Expoforest, creio que será um marco definitivo na divulgação e na consolidação do mercado para a empresa", avalia o diretor Comercial da Macedo Forest, Alceu Macedo da Silva Neto.

 

Já a empresa canadense Denis Cimaf, especializada no desenvolvimento de desbastadeiras industriais de alta performance, está otimista com o mercado brasileiro e pretende marcar a entrada oficial no Brasil na Feira Florestal Brasileira. "Participamos da Expoforest 2008 e foi para nós uma boa experiência. O evento anterior nos convenceu que o mercado brasileiro tinha um potencial alto. Também foi uma porta de entrada, pois fechamos as nossas primeiras vendas com essa feira", afirma Anik Tremblay, responsável pelo desenvolvimento de mercado na América Latina da Denis Cimaf.

 

Especializada em soluções para cortes de árvores, a Rotary-ax emprega a mais alta tecnologia na usinagem de peças e atende a indústria madeireira com produtos de reposição para equipamentos. Segundo o encarregado administrativo da empresa, Lucas Martins, em 2010, os negócios na área florestal estão sendo bons e a previsão é de crescimento nesse segmento.


Presença confirmada

Na área estática estão confirmadas as presenças das empresas: Atech, Comercial Rodrigues, J de Souza, Mepel, Minusa, Noma, Thorco, Roder, Rotobec, Rexroth Bosch Group, Boutin, Denis Cimaf, Formicidas Mirex-s, Revista Referência, Rotary-Ax, Arvus Tecnologia, Woodtech, Carpa, Hansa Flex, Plant Defender, Produquímica, Vetquímica e Lufer.

 

Na dinâmica de colheita de madeira estarão empresas como Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest, Penzsaur, Ponsse, Tigercat, Madal Palfinger, Randon Veículos, TMO Equipamentos Florestais, Macedo Forest, Motocana, Stihl, Guarany, HFort, Oregon, Pesa Service, Vantec Máquinas, Vermeer, Scania e Planalto.

 

Para a dinâmica de silvicultura, Hydroplan-EB, Forestech Soluções Florestas, Roster, Compo e FMC já reservaram espaços.


 

II SEMANA FLORESTAL BRASILEIRA

Eventos técnicos vão debater temas ligados ao dia a dia das florestas plantadas

 

A II Semana Florestal Brasileira promete reunir os principais pesquisadores, professores e técnicos do setor. Com a realização de três eventos paralelos, o encontro é uma oportunidade para atualização e acesso a novidades. O XVI Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, o II Encontro Brasileiro de Silvicultura e o 5º Simpósio Sul-Americano Sobre Controle de Incêndios Florestais serão realizados nos dias 11 e 12 de abril de 2011, em Campinas (SP).

 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.expoforest.com.br. Até o dia 31 de janeiro de 2011, profissionais pagam R$ 500 e estudantes com comprovação, R$ 250. Após essa data, o valor passa para R$ 600 e R$ 300, respectivamente. Quem participar de algum dos eventos técnicos garante acesso livre à Expoforest 2011.

 

Os três eventos técnicos contam com a organização e promoção das principais instituições do país ligadas à área florestal como: Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), Programa de Silvicultura e Manejo (PTSM), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sociedade de Investigações Florestais (SIF), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rede Sul-Americana de Incêndios Florestais e Global Fire Monitoring Center (GFMC).

 

 

Serviço:
Expoforest 2011
Data:
de 13 a 15 de abril de 2011
Local: Horto Florestal Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil
Horário de visitação: das 9h às 17h

 

II Semana Florestal Brasileira
XVI Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal
II Encontro Brasileiro de Silvicultura
5º Simpósio Sul-Americano Sobre Controle de Incêndios Florestais
Data: 11 e 12 de abril
Local: Royal Palm Campinas - Av. Royal Palm Plaza, nº 277 - Jd Nova Califórnia Campinas, São Paulo, Brasil

Mais informações: www.expoforest.com.br / +55 41 3049.7888

 

Fonte: Interactcomunicação



Ultimas Notícias