sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cantata de Natal terá apresentações em novos locais em Itapira

A Cantata de Natal, que é realizada anualmente pelo Projeto Batutinha na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, terá neste ano duas apresentações em locais diferentes. No dia 1º de dezembro, às 19h30, o espetáculo acontecerá na igreja Nossa Senhora Aparecida, nos Prados, enquanto no dia 12, às 20 horas, a atração poderá ser conferida na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. Nos dias 21 e 22, sempre às 20 horas, o Batutinha se apresentará na Casa da Cultura.

"Anualmente realizamos a Cantata na Casa da Cultura, mas neste ano a estamos levando em mais locais em nossa cidade em respeito ao nosso público, que ano após ano manifestou o grande desejo de que o espetáculo abrangesse outros locais de Itapira. Contando com fortes parcerias entre corais, grupos teatrais, orquestras e bandas e com o apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, igreja Nossa Senhora Aparecida e igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, conseguimos conquistar a ampliação deste memorável evento anual, que agrada e fortalece o Natal de toda a nossa comunidade", destaca o coordenador do Batutinha, César Lupinacci.

De acordo com ele, as apresentações terão um coral com cerca de 200 crianças, de 7 a 10 anos, além da participação especial do Núcleo Infantil de Iniciação Teatral do Sepin, dirigido por Tamires Ponces, que realizará um esquete teatral no intervalo entre as músicas, ressaltando o espírito natalino que muitas vezes é esquecido pelas pessoas. O tema será o mundo encantado dos contos de fada, com o título "O Pequeno Príncipe em: Uma Viagem pelo Natal". O repertório será composto por doze músicas variadas, entre populares, eruditas e natalinas, cujas melodias fazem alusão ao espírito de Natal e a todos os sentimentos ligados a essa data.

O Projeto Batutinha foi iniciado em 2005, através de uma parceria entre Banda Musical de Itapira e a Secretaria Municipal de Educação. "Este trabalho tem como carro-chefe a música, que é uma das formas mais expressivas da livre manifestação da alma infantil. É através de várias atividades que se utilizam da música que se desperta o interesse, apurando o senso rítmico que desenvolve a sensibilidade auditiva e a capacidade criadora dos alunos", enfatiza Lupinacci.

Ele frisa que o programa proporciona o descobrimento de novos talentos voltados para a arte, bem como o desenvolvimento de aspectos relevantes à formação dos alunos: sociabilidade, disciplina, controle emocional, cidadania, solidariedade, trabalho em grupo, difusão cultural, parte afetiva e cognitiva e coordenação motora. O coordenador informa que atualmente o Projeto Batutinha atende cerca de 700 crianças, com Musicalização Infantil e Expressão Corporal, através de aulas de Coral, Flauta, Fanfarra, Bate-Lata e Teatro em todas as Emefs.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Data: 01 - Quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida - Prados

Grupos: Batutinha e Banda Casa das Artes

 

Data: 21 e 22 - Terça e quarta-feira

Horário: 20h00

Local: Casa da Cultura

Grupos: Batutinha e Banda Casa das Artes

 

REPERTÓRIO

Melodia Gaulesa - França 1950

Alegria de Natal (Pinheirinho)

 

Frans Gruber

Noite Feliz

 

Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown

Mary Cristo

 

Tradicional

Sapatinho

 

Tradução de Cláudio Rabelo

Sing (Cante a Canção)

 

Tradicional

 Jingles Bells

 

Marcus Viana

Anel Mágico

 

Irving Berlin

White Christmas (Natal Branco)

 

 

Data: 12/12 - Domingo

Horário: 20h00

Local: Igreja Nossa Senhora da Penha

Grupos: Itapira - Batutinha, Coral Cidade de Itapira e Coral Sujeitos a Meio Tom; Mogi Mirim - Grupo de Seresta, Oficina de Canto Coral e Orquestra Sinfônica Jovem

 

REPERTÓRIO

James Swearingen

Novena

 

Broadway's Best

O Fantasma da Ópera

Arranjo de Johnnie Vinson

 

Mike Lecrone

Avatar

 

Pixinguinha/Braguinha

Carinhoso

Arranjo de Rafael dos Santos

 

Renato Teixeira e Almir Sater

 Tocando em Frente

Arranjo do maestro Carlos Lima

 

Elpídio dos Santos

Lá no Pé da Serra

Arranjo de Umberto Urban

 

Renato Teixeira

Romaria

Arranjo do maestro Carlos Lima

 

Franz Gruber

Noite Feliz

Arranjo de Damiano Cozzella

 

José Acácio Santana

Natal de Jesus

Arranjo de Carlos Lima

 

George Häendel

Vinde Cantai

 

Leroy Anderson

A Christmas Festival

 



 


Arborização em Itapira


Um estudo realizado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e divulgado na última semana, destaca a arborização urbana de Itapira, demonstrando que o município possui aproximadamente 92,72 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante.

O estudo foi baseado em cálculos sobre as imagens de satélite, dados fornecidos de fragmentos arbóreos particulares – como da Usina Virgolino de Oliveira e do Instituto Bairral de Psiquiatria – e uma pesquisa de campo propriamente dita, na qual os técnicos da Secretaria percorreram rua por rua de cada bairro do município medindo o diâmetro das copas arbóreas.

"Em grandes áreas de preservação dentro da expansão urbana de Itapira obtivemos uma cobertura vegetal de 15,77 metros quadrados por habitante. Na arborização presente nos passeios a cobertura vegetal é de 7,3 metros quadrados por habitante. No caso da existente dentro das residências do município e nas chácaras de recreio localizadas dentro da área de expansão urbana, esse índice é de 3 metros quadrados por habitante", detalhou o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Joaquim Barbosa Júnior.    

Ele informou que Itapira conta atualmente com mais de 90 praças e jardins, nos quais o cálculo de cobertura vegetal foi de 7,7 metros quadrados por habitante. Barbosa Júnior acrescentou ainda que, para este ano de 2010, conforme orientações da equipe do Projeto Município Verde Azul, podem também ser contabilizadas as áreas de mata ciliar existentes dentro do perímetro urbano do município, que hoje é equivalente a 58,95 metros quadrados por habitante, totalizando 92,72 de cobertura vegetal.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – através do Projeto Município Verde Azul –, o índice ideal preconizado é de 100 metros quadrados por habitante. "Conforme mostra o levantamento, estamos próximos de atingir esse número", apontou o biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Martelli. De acordo com ele, em 2009 foram doados para os itapirenses 498 mudas para serem plantadas na área urbana. Neste ano, até outubro, já foram doadas 802 mudas. "Com isso, nosso índice em metros quadrados tende a aumentar, ainda mais com as reconstituições de matas ciliares nos córregos urbanos", frisou.

Barbosa Júnior afirmou que as cidades são a maior alteração antropogênica do ambiente natural, constituindo-se em áreas com modificações desde a estrutura física do solo (desestruturação, compactação e impermeabilização) até o microclima, pelo resultado do acúmulo e da reflexão do calor e da luminosidade pelos materiais das superfícies construídas, do asfalto e das pavimentações.

"Diante desse panorama, cada vez mais a população necessita de condições que possam melhorar a convivência dentro de um ambiente muitas vezes adverso. Assim, a arborização urbana, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo uma melhor qualidade de vida", observou.

Em face desses aspectos, ele e Martelli ressalvaram que o objetivo principal não é estabelecer o índice preconizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, mas sim aumentar a arborização urbana em Itapira de forma distribuída com um planejamento adequado e orientações de plantio por técnicos especializados, podendo, dessa maneira, minimizar danos em calçadas, redes elétricas e outros equipamentos urbanos e reduzindo a necessidade de substituição precoce das árvores. O diretor de Meio Ambiente salientou ainda que o órgão está permanentemente à disposição para a doação de mudas de árvores próprias para arborização urbana a todos os interessados.


 


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cacá Bueno venceu a etapa de Brasília da Caixa Stock Car


Cacá Bueno venceu a 11ª. Etapa da caixa Stock Car em Brasília no ultimo domingo e deixa acirrada  a decisão do titulo para a ultima prova no dia 5 de Dezembro em Curitiba-PR.

Mais de 40 Mil pessoas acompanharam sob um sol escaldante  uma das melhores corridas  da temporada, com disputas inéditas, muitos toques , troca de posições e muita briga pela liderança.

Com os resultados da prova, apenas quatro pilotos seguem vivos na busca do titulo: Max Wilson, Cacá Bueno, Allam Khodair e Ricardo Mauricio. O  campeonato ficou assim :  1) Max Wilson, 267 pontos; 2) Cacá Bueno, 261; 3) Allam Khodair, 252; 4) Ricardo Maurício, 251; 5) Átila Abreu, 234; 6) Nonô Figueiredo, 229; 7) Daniel Serra, 221; 8) Felipe Maluhy, 220; 9) Popó Bueno, 219; 10) Marcos Gomes, 211. Vale lembrar que não está computado o descarte obrigatório. A etapa final será no traçado misto do Autódromo Internacional de Curitiba no dia 5 de dezembro.

Cacá Bueno contou ao Jornal a Cidade que " Foi uma prova difícil e tumultuada, fiz boa largada, e sofri muita tensão, mas depois do pit stop, devido ao trabalho espetacular de minha equipe , voltei bem para a pista e daí só passei a administrar até a vitoria. "


Resultado da 11a etapa da Copa Caixa Stock Car:

1º) Cacá Bueno (Peugeot), 46 voltas em , 50min26s655
2º) Max Wilson (Chevrolet) a 1s169
3º) Thiago Camilo (Chevrolet) a 3s249
4º) Daniel Serra (Peugeot) a 3s709
5º) Allam Khodair (Peugeot) a 6s521
6º) David Muffato (Peugeot) a 10s264
7º) Xandinho Negrão (Chevrolet) a 12s030
8º) Julio Campos (Peugeot) a 19s022
9º) Alceu Feldmann (Peugeot) a 21s630
10º) Lico Kaesemodel (Peugeot) a 23s983
11º) Nonô Figueiredo (Chevrolet) a 24s579
12º) Antonio Pizzonia (Chevrolet) a 29s517
13º) Popó Bueno (Chevrolet) a 29s964
14º) Felipe Maluhy (Chevrolet) a 32s193
15º) Marcos Gomes (Peugeot) a 32s417
16º) Duda Pamplona (Chevrolet) a 33s288
17º) Valdeno Brito (Chevrolet) a 37s279
18º) Betinho Gresse (Chevrolet) a 37s482
19º) Antonio Jorge Neto a 46s428
20º) Ricardo Sperafico (Peugeot) a 1 volta
21º) Cláudio Ricci (Peugeot) a 1 volta
22º) Ricardo Zonta (Chevrolet) a 1 volta
23º) Rodrigo Sperafico (Peugeot) a 2 voltas
24º) Giuliano Losacco (Peugeot) a 7 voltas

Não classificados:

Átila Abreu
Ricardo Mauricio
Thiago Marques
Christian Fittipaldi
Luciano Burti
Diego Nunes
Pedro Gomes



 


 


domingo, 21 de novembro de 2010

Solenidade para entrega de títulos e honraria lota plenário da Câmara


A Câmara Municipal de Itapira realizou na noite de sexta-feira, 10, a sessão solene para entrega de dois títulos cidadão e concessão da honraria Tenente-Coronel Francisco Lourenço Cintra. O evento, que pela primeira vez foi transmitido ao vivo pelo Portal da Câmara, também lotou o plenário de amigos e familiares dos laureados.

Segundo a secretaria da Casa, aproximadamente 70 pessoas estiveram presentes para presenciar as homenagens. Na oportunidade, receberam o título de cidadão itapirense o dentista Luiz Carlos de Pires Carvalho (82) e o médico José Fernando Coutinho (67), ambos, residentes no município, porém, nascidos em outras localidades. Durante a mesma solenidade o itapirense Arlindo Bellini foi agraciado com a honraria Tenente-Coronel Francisco Lourenço Cintra.

Os três foram exaltados pelo destaque em suas áreas de atuação, e, conseqüentemente, pela colaboração para o bem-estar da população de Itapira (ver informações sobre homenageados em Box nesta página).

 Para que os homenageados recebessem os títulos, os vereadores aprovaram os decretos que concediam as honrarias. Pires de Carvalho e Coutinho tiveram o projeto de decreto aprovado este ano, e ambos são de autoria do vereador Luis Hermínio Nicolai (PSB). Já Bellini teve o projeto de decreto aprovado ainda em 2006, sendo a autoria dos atuais parlamentares Luis Hermínio Nicolai, Mario da Fonseca (PV), Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT), Décio da Rocha Carvalho (PSB) e dos vereadores à época, João Batista de Lima (PSB) e Sebastião Manoel (PSB).

 

Os trabalhos da noite ficaram a cargo do Presidente da Casa Paulo Andrade (PSDB). Durante seu discurso ele exaltou a posição dos homenageados, fez referência à importância das honrarias e exaltou cada um em sua área de atuação. "Enfatizo aos homenageados desta noite, que a honraria que estamos lhes outorgando neste instante vai acompanhada da gratidão e do reconhecimento de todo um povo, que muito lhes admira e sente-se feliz e orgulhoso por tê-los como filhos desta terra que tanto amamos", disse Andrade.

 

Discursaram ainda os vereadores Luis Hermínio Nicolai e Mario da Fonseca, autores dos Projetos de Decreto que concederam as honrarias. Os homenageados também fizeram o uso da palavra e, além de agradecer ao Legislativo, deixaram claro o amor que têm por Itapira.

 

____________________________________________________________________________

 

Conheça um pouco sobre os homenageados:

 

Arlindo Bellini

 

Idade: 70 anos

Naturalidade: Itapira - SP

 

Homenageado com a honraria Tenente-Coronel Francisco Lourenço Cintra

 

Atuação:

Um dos mais carismáticos e tradicionais comerciários de Itapira, e desde 1958 é funcionário da Loja de Móveis de Arthur Baiochi Neto – Casa Baiochi. Destaca-se na área cultural do município como grande conhecedor de nossa história sendo proprietário de um grande acervo de materiais impressos sobre Itapira, inclusive coleções inteiras de jornais e outras publicações. 

Com base em seu conhecimento se tornou grande colaborador da imprensa local, e desta forma da disseminação do conhecimento e cultura da para a nossa cidade. Atualmente é colaborador do Jornal Tribuna de Itapira, onde é autor da coluna 'Relembrando o Futebol Itapirense' e 'Foto da Semana', onde fatos históricos e marcantes são relatados com primazia pelo autor. Porém, iniciou a sua jornada na imprensa há muitas décadas no jornal Folha de Itapira.

 

José Fernando Coutinho

Idade: 67

Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ

 

Homenageado com Título Cidadão Itapirense

 

Radicado em Itapira desde 1973, quando ocupou o cargo de primeiro médico anestesiologista na Santa Casa de Misericórdia de Itapira, onde até hoje atua. Ingressou na Universidade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro em 1966, onde além dos conhecimentos acadêmicos e da profissão, participou de movimentos estudantil contra a ditadura militar e retorno da democracia ao país.

Depois de diversos cursos e admissões em sociedades estaduais de anestesiologia, porta o título desta especialidade médica. Desde 1973 atua na Santa Casa de Misericórdia de Itapira, porém obteve vasta experiência em outras instituições médicas como no Hospital de Iguaçu (RJ), Casa de Saúde Bom Pastor (Nova Iguaçu - RJ) e Casa da Saúde e Maternidade Nossa Senhora Auxiliadora (Rio de Janeiro – RJ).

Em Itapira, exerceu o cargo de Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia entre os anos de 1987 e 1988. Na área social participou como membro ativo de diversas instituições, como Lions Clube, Associação Comercial e Empresarial de Itapira, e atualmente é membro da Loja Maçônica Deus, Justiça e Caridade.

 

Luiz Carlos Pires de Carvalho

 

Idade: 82

Naturalidade: Cafelândia – SP

 

Homenageado com Título Cidadão Itapirense

 

Com vasta experiência profissional, Luiz Carlos de Pires de Carvalho tem grande currículo na área da odontologia, atendendo em seu consultório há 47 anos e 25 de exercício da profissão no serviço público. Formou-se pela PUC-Campinas, e concluiu o curso em 1953. Tem a especialidade de odontopediatria e Saúde Pública (Sanitarista) e foi fundador da APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas) – regional de Mogi Mirim.

Na área social foi sócio do Lions por 40 anos e fundador do Leo Club (voltado a jovens). Fundador também do Tênis Club e Clube de Campo Santa Fé. É ainda sócio remido do Centro Comércio e Indústria e diretor do Lar São Vicente desde 1970, onde atualmente ocupa o cargo de presidente do conselho administrativo. Está na maçonaria desde 1998. Na área religiosa chefia a Pastoral da Juventude e participa da equipe de preparação para o casamento da paróquia Santo Antônio.


 


Itapira-Recapeamento asfáltico agora melhora trânsito e segurança na avenida Brasília


As equipes da Cosntrutora Simoso, contratada pela Prefeitura para fazer o recapeamento asfáltico de diversas ruas da cidade, chegaram nesta sexta-feira à avenida Brasília. Com o trabalho que está sendo executado, o trânsito e a segurança de pedestres e veículos deverá melhorar substancialmente naquela região.

            Além da avenida Brasília, o recapeamento também está se estendendo a parte da rua Funabashi Tokuji, que recebe todos os dias intenso tráfego de caminhões. A recuperação da pavimentação asfáltica nas duas vias faz parte do pacote que vem sendo executado pela Prefeitura em várias ruas da cidade com investimentos de mais de R$ 1,2 milhão. Os recursos para a obra foram obtidos junto ao governo estadual.

            Nesta semana, a recuperação da pavimentação foi concluída na rua Conselheiro Laurindo. Dentro de poucos dias, tão logo termine o período de cura do asfalto novo, o Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança fará a pintura da sinalização de solo das ruas já concluídas.
 


Projeto Sorria Itapira é destacado em revista científica

Viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Itapira e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), o Projeto Sorria Itapira foi destacado pela revista trimestral "Science in Health", publicada em edição bilíngue português/inglês e de grande circulação nos meios acadêmicos. A abordagem foi feita de maneira ampla no número 3 da revista – do período setembro/dezembro de 2010 –, através de um artigo escrito em conjunto pelo diretor de Odontologia do município, Vladen Vieira, e o responsável pelas disciplinas de Saúde Coletiva e Odontopediatria na Unicid, Gérson Lopes.

O Sorria Itapira, que já se encontra em seu quarto ano de existência, compreende orientação de higiene bucal e realização de Tratamento Restaurador Atraumático (ART) nas crianças das Emeis, atividades promovidas por alunos do 3º ano do curso de Odontologia da Unicid com acompanhamento no local pela professora Elaine Quedas Assis.

No artigo, Vieira e Lopes fazem um relato detalhado do projeto, que foi usado por várias cidades como referência para a implantação de iniciativas similares. Um dos pontos enfatizados é o atendimento através do ART, procedimento menos invasivo para a remoção de cárie, que dispensa o uso do motor. Nessa técnica são utilizados apenas instrumentos cortantes manuais. A restauração da cavidade é feita com material adesivo que permite a liberação de flúor para a estrutura dental, não sendo necessário o uso de equipamentos odontológicos.

Eles também apresentam estatísticas referentes às crianças atendidas e, nos casos de maior necessidade, encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vieira e Lopes frisam que o programa contribuiu para a melhoria na condição de saúde bucal da população atendida, atuando em grande escala, diminuindo a demanda nas UBS, facilitando o acesso dessa população ao tratamento, aumentando a consciência da necessidade de cuidados com a saúde bucal e motivando responsáveis e professores.

"O projeto apresentou potencial para melhorar a qualidade de vida da população atendida e colaborar na formação do cirurgião-dentista com alguns atributos requeridos para a atuação clínica ampliada e a intervenção familiar e comunitária, com ênfase na promoção da saúde, ou seja, deste profissional que o Brasil e outras nações atualmente buscam produzir", avaliam os autores na conclusão do artigo.

 

ENCERRAMENTO

O encerramento das atividades do Sorria Itapira no ano de 2010 acontecerá nessa quarta-feira, 24, a partir das 9h30, quando um grupo de alunos da Unicid realizará o atendimento nas Emeis Narciso Pieroni e Yolanda Brunialti. "Nossa intenção é dar prosseguimento ao projeto no próximo ano, pois ele vem obtendo resultados excelentes desde sua implantação", afirma Vieira.



 


Bellini assina convênio Melhor Caminho em São Paulo

Em reunião na Secretaria Estadual de Agricultura, o prefeito Toninho Bellini assinou nesta semana o convênio para a ativação do programa Melhor Caminho em Itapira. Com isso, máquinas da Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo – poderão atuar no município para melhorar as condições de trânsito em diversas estradas rurais.

            Equipes e homens da Codasp estão trabalhando no município, neste momento, na região do bairro rural dos Malheiros. Naquela área, acidentes topográficos e dificuldades de manutenção resultaram em vários problemas para o trânsito de veículos de diversos portes. Com o auxílio do maquinário da Codasp, estes problemas estão sendo definitivamente solucionados.

            A assinatura do convênio na Secretaria de Agricultura foi acompanhada pelo assessor parlamentar Abílio Góes, que recebeu o prefeito Toninho Bellini e representou o secretário João de Almeida Sampaio Filho.

 


Itapira-Sebrae cumprimenta Bellini pelo apoio

O apoio da administração municipal a micro e pequenos empreendedores de Itapira resultou nesta semana no reconhecimento explícito por parte da direção nacional do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O presidente nacional do órgão, Paulo Okamoto, enviou ofício ao prefeito Toninho Bellini cumprimentando a administração pelas iniciativas já tomadas.

            No documento, Okamoto lembra que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa tornou-se o documento fundamental para assegurar melhores condições de funcionamento de empreendimentos de pequeno porte. A proposta tornou-se lei em Itapira em dezembro de 2007, por iniciativa do prefeito Toninho Bellini, que enviou projeto à Câmara Municipal neste sentido, Entre todos os 645 municípios de São Paulo, apenas 116 já adotaram a lei, segundo afirma Okamoto em seu ofício.

            O presidente nacional do Sebrae lembra ainda que a desburocratização decorrente da adoção das leis nos municípios permitiu uma grande abertura de mercado. Para o prefeito Toninho Bellini, a medida ainda foi importante porque aumentou as possibilidades de criação de empregos e geração de renda em Itapira.

           

 


Natal solidário arrecada 13 mil kgs alimentos



 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), a entrega dos alimentos arrecadados durante a Campanha Natal Solidário "Faça parte você também", realizada no último sábado (13).

O secretário de Promoção Social, Cássio Luciano dos Santos, a presidente da Feag Maria Luiza Martini e a secretária do Fundo Social de Solidariedade, Silvia Smid Rozão, representando a primeira-dama e Presidente do Fundo Social, Sandra Barros, estiveram presentes na entrega.

8.844 quilos de alimentos foram arrecadados durante o mutirão e 5.100 foram doados pelos universitários, totalizando 13.944 quilos de alimentos. Os produtos foram repassados a 17 entidades assistências cadastradas na Federação.  Cada entidade recebeu, em média, 820 quilos de alimentos, entre arroz, feijão, açúcar, sal, café, enlatados, farinha de trigo.

Na ocasião, a presidente da FEAG agradeceu a participação dos voluntários e explicou os critérios adotados pela Federação para a distribuição dos alimentos às entidades. "A distribuição dos alimentos foi feita apenas para as entidades que utilizam os alimentos. As entidades que não usam diretamente os produtos não foram selecionadas," explicou.

A presidente fez questão de ressaltar que a campanha continua na próxima semana. As pessoas que quiserem fazer doações podem entrar em contato com Feag, que enviará um carro para buscar os produtos.

Durante a entrega, o secretário de Promoção Social falou que o sucesso da campanha é o resultado de um trabalho sério que envolveu a coordenação da Feag, do Fundo Social e da Secretaria. "Quero dar os parabéns para todas as pessoas que se empenharam em torno de um único objetivo que é atender as necessidades daqueles que mais precisam", frisou.

A Campanha Natal Solidário é uma realização do Fundo Social de Solidariedade de Mogi Guaçu, da Secretaria de Promoção Social e da FEAG, com apoio do Tiro de Guerra.

 

 



Feg abre processo seletivo para inspetor e professores


A FEG (Fundação Educacional Guaçuana) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para a contratação de inspetores de alunos e professores de diversas disciplinas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 05 de dezembro, somente pela internet, no endereço eletrônico www.integribrasil.com.br.

Cada candidato poderá se inscrever para mais de um dos empregos. Não serão aceitas inscrições via postal, por fax, condicional, provisória ou fora do período da inscrição estabelecido pelo edital.

Não é necessário o envio de cópia de documento de identidade, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos a veracidade dos dados cadastrais informados na ficha de inscrição, sob penas da lei.

No dia da realização da prova o candidato deverá levar o comprovante de inscrição, além de documento de identidade original, com foto. A entrega de títulos é de responsabilidade do candidato.

Os documentos relativos aos Títulos deverão ser entregues exclusivamente no dia da prova, conforme publicação no Jornal O Regional, cabendo ao candidato acompanhar as publicações.

O Processo Seletivo será realizado pela empresa Integri Brasil Assessoria e Consultoria Ltda, vencedora do processo licitatório e será acompanhado pela Comissão Especial de Processo Seletivo.

O edital completo está disponível no site da empresa Integri Brasil, no endereço eletrônico citado a cima.

 

 

 

 


 


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Campeonato Paraibano de Ciclismo Paraolímpico -Ogando vence etapa de Tremembé e antecipa conquista do titulo



 

Celso Ribeiro

 

 

 

         O ciclista guaçuano Luiz Carlos Ogando garantiu o primeiro lugar na sétima etapa do Campeonato Paraibano de Ciclismo Líder Paraolímpico que aconteceu no final de semana na cidade de Tremembé, (SP). Com mais essa vitória o atleta que representa Mogi Guaçu na competição confirmou seu favoritismo e antecipou a conquista do título já em 2010 ele participou de todas as etapas do evento e não poderá ser alcançado por outro concorrente.  

         Ogando conta que a prova foi muito difícil em face à topografia do circuito com dois aclives muito fortes que exigiram bastante – "foge a minha especialidade, mas me saí bem, pois treinei para esse tipo de percurso", explica. O ciclista que teve a perna direita amputada abaixo do joelho, como conseqüência de um acidente de moto, sente muitas dificuldades com sua prótese em provas que têm alguns trechos em aclive.

A próxima prova do Vale do Paraíba será no dia 28 de novembro em Suzano, a final do Campeonato de Ciclismo Paraolímpico será no dia 12 de dezembro em Jacareí e Ogando que também participa dessa competição está bem cotado no ranking. As chances do paraolímpico ser campeão mais uma vez são grandes. – "Vou dar o máximo de mim para trazer este titulo para Mogi Guaçu", afirma Ogando.

         O ciclista paraolímpico tem o apoio do SET (Secretaria de Esportes e Turismo) e o patrocínio da Orthocampus Ribeirão, Tem Total Modas, Clínica Reabilita Fisioterapia e Estética, Igreja  Evangélica Assembléia de Deus - Ministério Madureira, Ciclo Burgo, Vigore Segurança Digital e Patrimonial, Clik Soluções em Informática e APC Fotos e Vídeos.

 

 







quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mogi Mirim poderá ter verbas do PAC para dois projetos de saneamento



  Nos próximos 15 dias, Mogi Mirim deverá ter a garantia da liberação de R$ 6,5 milhões de reais para obras na área de saneamento.
Na tarde desta terça-feira, 16, o prefeito Carlos Nelson Bueno participou de uma reunião em Brasília, buscando a viabilização do repasse de recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
Dois projetos de Mogi Mirim foram pré-selecionados pelo Ministério das Cidades. O primeiro, modalidade de esgotamento sanitário, tem o objetivo de executar a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário e implantação de coletores troncos da Zona Norte. O valor é de R$ 1.844.144,49.
O segundo projeto, modalidade de manejos de águas pluviais, visa a drenagem do Córrego do Toledo cuja execução está orçada em R4 4.747.000,00.
A reunião em Brasília tem o objetivo de averiguar o estágio da preparação das propostas técnicas de engenharia, identificar as principais dificuldades, de ordem técnica, jurídica e político-institucional para a implantação das propostas, esclarecer dúvidas, enfim, obter subsídios que serão utilizados no processo decisório de seleção de empreendimentos do PAC 2.
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, Gerson Luiz Rossi Junior, Mogi Mirim avançou mais e foi aprovada na pré-seleção. "Agora, os projetos vão para análise da Casa Civil que informará quais os municípios beneficiados com as verbas do PAC 2", disse ele.
O prazo estipulado é de 15 dias para a divulgação dos selecionados. "Acreditamos que este ano garantimos as verbas para o início das obras em 2011", completou o chefe de gabinete.
No caso do projeto de esgotamento sanitário, Mogi Mirim terá que conceder uma contrapartida de 20%. No projeto de drenagem não haverá participação da Prefeitura, ou seja, o custo total fica por conta do Governo Federal.
Com o prefeito viajaram o chefe de gabinete da Prefeitura, Gerson Luiz Rossi Junior, o diretor de planejamento, Sidney Hugo de Carvalho, o presidente do SAAE, Luiz Rodrigo Sernaglia e o diretor de esgotos do SAAE, Luiz Manoel Furigo.
Vale lembrar que Mogi Mirim apresentou o total de cinco projetos na área de saneamento para receber verbas do PAC 2. Além dos dois pré-selecionados, foram pedidos recursos para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais no Córrego Santo Antônio, para construção de reservatório de água no Linda Chaib e estudos e projetos dos coletores troncos de esgotos do Distrito Industrial II.
Rossi Junior disse que em 2011 quando for aberta nova carta consulta Mogi Mirim poderá incluir os projetos não selecionados ou outros novos.

Texto: Vivian Cardoso



Dia 30 terá audição na Escola Geraldo Vedovello


A audição dos alunos da escola de música Geraldo Vedovello será realizada no dia 30 de novembro, a partir das 20h00, no Teatro Tupec do Centro Cultural. A unidade de ensino é de responsabilidade da Corporação Musical Marcos Vedovello e é presidida pelo professor e músico Adriano Tonon. 

A audição será realizada pelos alunos dos cursos de flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, bombardino, bateria e percussão em geral. O objetivo, segundo o secretário de Cultura, Edenilson José Faboci, é mostrar um pouco do trabalho realizado pela escola durante o ano.

A entrada será um quilo de alimento não perecível e toda a arrecadação será revertida para a Campanha Natal Solidário.

A Corporação Marcos Vedovello possui convênio com a Secretaria de Cultura, que garante o repasse de recursos financeiros para a manutenção da entidade, pagamento de ajuda de custo aos professores e monitores.

Mais informações no 3831-1844 e 3841-4909.


 


Festival pé de Pato acontece dia 5 de dezembro no Camacho(Mogi Guaçu)

A Secretaria de Esportes e Turismo vai realizar no dia 05 de dezembro, às 08h00, no Ginásio de Esportes José Luiz de Souza Godoy, antigo Camacho, o Festival de Natação Pé de Pato.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de dezembro. Poderão participar da competição atletas não federados e não vinculados a FAP (Federação Aquática Paulista). Cada nadador poderá participar somente de uma prova.

Nas provas de batimento de pernas e crawlzinho, o aluno poderá ser acompanhado pelo professor. Os alunos que estão na iniciação deverão participar das categorias Golfinho e Tubarão, independente a idade.

A partir da categoria Pré Mirim, os alunos não terão acompanhamento dos professores dentro da água. São provas destinadas aos alunos de aperfeiçoamento, respeitando a data de nascimento de cada um. Haverá tomada de tempo a partir desta categoria.

Será permitido o uso de pranchinha nas provas da melhor idade e também o auxílio do professor.

Os interessados deverão enviar as inscrições por súmulas, corretamente preenchidas com o nome completo dos nadadores, data de nascimento, categoria, número e a prova que irão competir.

Os cartões Age Group deverão ser preenchidos e entregues antes da prova. As equipes deverão enviar as suas inscrições/súmulas via fax em nome de Giovana Schiavon, até o dia 01 de dezembro, pelo Telefax 3831-2011. As inscrições são limitadas.

Todos os nadadores das categorias Golfinho e Tubarão serão premiados com medalhas. Os oito primeiros colocados da categoria Pré Mirim receberão medalhas. Nas categorias Mirim I, Mirim II, Petiz I e Petiz II serão premiados os cinco primeiros e as demais categorias serão premiados os três primeiros colocados.

Os casos omissos serão resolvidos pelos organizadores.

 

 



 


Emefs Guaçuanas tem projeto interdisciplinar que envolve inflês, Espanhol e Arte



 

A Secretaria de Educação está colocando em prática mais um projeto interdisciplinar nas EMEFs. O projeto teve início nesta terça-feira (16), na EMEF "Antonio Giovani Lanzi" e se estenderá até 16 de dezembro.

O projeto interdisciplinar envolve as disciplinas de inglês, espanhol e arte. Dentro do projeto, as EMEFs vão realizar apresentações teatrais, musicais, danças, declamações de poemas e exposições.

A iniciativa do projeto surgiu entre as coordenadoras de área da Secretaria de Educação: Alessandra Barbosa (inglês e espanhol) e Marli Lanfranqui (arte). Após reunião com os professores, o projeto foi aprovado e deu início a elaboração do mesmo.

 O projeto envolverá alunos do 3º ao 5º ano na disciplina de inglês e do 6º ao 9º ano nas disciplinas de inglês, espanhol e arte, tendo como tema A PAZ. O desenvolvimento do projeto será de acordo com os trabalhos realizados em cada escola.

O projeto tem como objetivo incentivar o conhecimento dos idiomas e das artes, além de mostrar para a comunidade local o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, despertando o interesse pelas mesmas, aumentando a auto-estima do aluno, trabalhando a oralidade na realização das apresentações, conhecendo a cultura de outros países e trazendo seus hábitos e costumes.

O trabalho será realizado nas seguintes EMEF:

16/11 = EMEF Antonio Giovani Lanzi – 19h

19/11= EMEF Carlos Franco de Faria – 9h30 / 16h              

23/11 = EMEF Claudina de Oliveira Ramos - 15h30

23/11 = EMEF Maria Diva Franco de Oliveira – 19h

24/11 = EMEF Waldomiro Calmazini – 10h / 16h

25/11 = EMEF Claudina de Oliveira Ramos – 10h

26/11 = EMEF Adirce Cenedese Caveanha  - 10h / 16h

29/11 =  EMEF Marina Ap. Rogério Paschoalotti – 10h

29/11 = EMEF Anira Franco de Campos– 18h

02 e 03/12 = EMEF Rita de Cássia G.da S. Cola – a partir das 8h

07/12 = EMEF Iná Ap. de Oliveira Marconi – 19h

10/12 = EMEF Milton Franco de Faria – 19h

13/12 = EMEF Emília Vedovello Pedroso – 19h

16/12 = EMEF Padre Estevo Fernando Laurindo – 19h30



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DOMINGO tem stock car em brasilia

No próximo final em Brasília será realizada a penúltima prova da Caixa Stock Car. O autódromo internacional Nelson Piquet tem deixado os chefes de equipes e pilotos  de cabelo em pé, pois a cidade  tem  clima seco e calor forte,mas há dias tem chovido, e a previsão de chuva não esta descartada para a prova. Certamente o acerto dos carros e os pneus  será ponto chave neste momento da decisão. A prova será realizada no anel externo, com piso abrasivo e grande parcelas das curvas a direita causando grande desgastes dos pneus e nos carros.

A duas provas da final Ricardo Mauricio(Eurofarma RC) segue na liderança com 251 pontos, quatro a mais que seu companheiro de equipe Max Wilson. Allan Kodair(Blau Full Time) vencedor da ultima etapa e das ultimas duas provas ocorridas em Brasília esta em terceiro lugar com 240 pontos,   Cacá Bueno (Red Bull Racing) esta em quarto com 236;  Átila Abreu(AMG Motorsport), 234 e Nono Figueiredo(Cosan Móbil Super Racing) 224.  Certamente não faltará adrenalina nesta prova que marca a reta final para escolher o campeão de 2010, uma das mais disputadas da década da Stock Car.

Allam Khodair contou ao Jornal a Cidade que esta muito animado com os resultados alcançados até agora, mas, sem dúvida, Brasília, onde venci duas vezes no ano passado, é a pista mais aguardada e para onde tenho a maior expectativa. Acredito que, se não der nada errado nos pequenos detalhes, temos chances de buscar o título. A prova será transmitida pela rede globo a partir das 11h deste domingo .



 


Campeonato Amador da 3ª Divisão Decisão inédita reúne Cerâmica Clube x Roseira no Camacho


Celso Ribeiro

 

 

         O 14º Campeonato Municipal de Futebol da 3ª Divisão será decidido entre o Cerâmica Clube e o Roseira e o jogo da final acontece domingo, (21), às 10h00 no Estádio Municipal Alexandre Augusto Camacho. Trata-se de uma final inédita envolvendo as duas agremiações mas independente do resultado ambas já garantiram o acesso à 2ª Divisão do futebol de Mogi Guaçu na temporada de 2011.

As candidatas ao titulo do torneio foram conhecidas domingo, (14), pela semifinal com rodada dupla no Estádio Municipal Carlos Nelson Bueno, Furno, onde o Cerâmica Clube venceu a Cooperativa Independente nos pênaltis. O tempo normal apresentou uma disputa equilibrada, as duas equipes criaram várias oportunidades mas não conseguiram traduzir em gols e o tempo regulamentar terminou empatado em 0 a 0

 A decisão teve que ir para os pênaltis e o goleiro Pio fez a diferença com duas defesas garantido à vitória para o Roseira por 3 a 2, gols de Ricardo, Maioca e Cleber Junior, enquanto que João e Junior marcaram para a Cooperativa. No outro jogo da semifinal o time do Roseira venceu o Jardim Pansani por 2 a 0 e carimbou passaporte para a finalíssima e teve méritos mas o adversário valorizou bastante o resultado.

         Os dois gols aconteceram no primeiro tempo quando a disputa foi mais agitada com os dois times criando chances e aí prevaleceu o oportunismo do jogador Gustavo Biazoto que marcou aos 40 e aos 46 minutos. O Roseira que tinha a vantagem do empate tendo a contagem a seu favor voltou para o segundo tempo mais cauteloso administrando o placar e tentando se garantido para a final resistiu à pressão.

Na decisão não há vantagem para nenhum dos times e se houver empate no tempo normal, o campeão da temporada de 2010 será conhecido através das cobranças de pênaltis. A final que é inédita reúne duas agremiações tradicionais já que de um lado aparece o Roseira se reencontrando e do outro o Cerâmica Clube que depois de um longo tempo volta a figurar como finalista num campeonato de futebol de Mogi Guaçu.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Teste Gratuito Hiv vão até dia 1/12 em Mogi Guaçu



 

A Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu está participando da Campanha "Fique Sabendo". O mutirão de testes gratuitos de HIV já foi iniciado e se estende até o dia 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Os exames serão realizados em todos PSFs (Posto da Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. 

A campanha é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e tem como principal objetivo incentivar o diagnóstico precoce da doença.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Clara Alice Franco de Almeida, explicou que o exame pode ser feito por pessoa que tenha tido comportamento de risco, ou seja, sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, transfusão de sangue antes de 1995. "Para fazer o exame não é necessário passar por consulta médica, basta se dirigir a uma unidade de saúde e solicitar o exame para o enfermeiro. O resultado fica pronto em 10 dias", explicou.

 

 

 

 

 



Sábado(20/11) terá ação contra dengue em Mogi Guaçu

A Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu vai realizar no próximo sábado (20), das 08h00 às 17h00, um arrastão preventivo de combate à dengue. Neste dia, as agentes comunitárias e de saúde percorrerão os seguintes bairros: Jardim Suécia I e II, Jardim Esplanada, Jardim Bandeirantes, Santa Madalena, Parque dos Eucaliptos, Jardim Itamaraty, Jardim Itacolomy, Jardim Planalto Verde, Jardim Selma e Jardim Sônia.

A bióloga do Programa de Epidemiologia e Controle de Doenças, Cristiana Monteiro Ferraz explicou que o arrastão visa principalmente à retirada de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Isso porque, o município ainda apresentar transmissão de dengue em meses com pouca chuva e temperaturas baixas. "Em agosto tivemos confirmação de casos autóctones e devido a não interrupção da transmissão, os riscos de aumento de casos no período do verão são enormes. Por isso, é importante que a população colabore recebendo nossa equipe. Além disso, é importante que o morador retire de suas casas objetos que acumulam água. Esse material deve ser colocado na calçada para que possam ser recolhidos", frisou.

O arrastão de combate à dengue será realizado também no próximo dia 27, porém os bairros que serão visitados ainda não foram definidos pelo Programa de Epidemiologia e Controle de Doenças.

 



 


Ultimas Notícias